segunda-feira, 25 de abril de 2011

"A paz esteja convosco!" (Lc 24, 36)

Indubitavelmente, não se consegue constatar de forma mais clara a necessidade de paz neste mundo do que quando a violência e a consequência dela, a morte, chegam até você. E quando isto acontece a pessoas queridas que são atingidas pela falta da mesma, a sensação que se experimenta é das piores.
O pecado, infelizmente, trouxe a violência ao mundo, tanto que a primeira tragédia narrada na Bíblia, logo após Adão e Eva pecarem, foi um fratricídio (irmão assassinar outro!), no caso de Caim para com Abel (Gn 4, 8); e assim viu-se a face terrível daquele que é autor e consumador de toda violência, satanás, de quem Jesus declarou ser ladrão e cujo missão não é outra, senão, "matar, roubar e destruir" (Jo 10, 10).
O pecado tirou a paz deste mundo, e se ainda gozamos de alguma é porque temos um Deus misericordioso que é por nós, porém, à mercê das investidas do mal. O homem tem buscado a paz de todas as maneiras, até por acordos e decretos; mas a paz verdadeira, aquela que é fruto de quem está em paz com Deus, esta não se consegue à força de acordos nem decretos.
A verdadeira paz é Jesus que um dia disse: "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá." (Jo 14, 27), pois a paz que Jesus fala é aquela que é fruto de quem vive uma intimidade profunda com Ele, que sabe valorizar e respeitar o real sentido da vida, que sabe que Deus dá a vida e somente Ele pode tirá-la, é a paz de quem guarda o temor de Deus...
Quem tem Jesus, o Príncipe da paz (Is 9, 5), este procura fazê-la acontecer a partir do seu lar, da sua família, pois é impossível querer que autoridades humanas possibilitem paz a um país, um estado, uma cidade, se Aquele que pode realmente fazê-la acontecer não for buscado no seio das famílias.
Se a lógica mostra que o mal está por trás de toda violência, que tira a paz, e que somente Jesus tem a capacidade de combater o mal e restabelecer a paz, então Jesus deveria ser a solução, porém, na contramão dessa lógica o homem arvora-se na audácia de achar que por seus próprios meios será capaz de contornar tal situação e os fatos mostram que tem sido infrutífero.
Infelizmente, enquanto não caem em sí, como aquele filho pródigo, para entender as palavras das Sagradas Escrituras que dizem: "Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a constroem." (Sl 126, 1), que "Feliz o povo cujo Deus é o Senhor" (Sl 143, 15), veremos a escalada da violência cada vez mais próximas das famílias, será vermos pais, mães, filhos, crianças, idosos, perdendo a vida de forma absurda, como eu, infelizmente, sou testemunha.
Busquemos fazer a paz acontecer (como diz a letra da canção de Pe. Zezinho), em nós, na nossa família, na vizinhança, no trabalho, e que ela se dissemine por todo este país; mas para isso permitamos que o Senhor Jesus adentre nosso coração com sua saudação: "A paz esteja convosco!", e partir daí tornar-mo-nos "fazedores da paz" como diz, também, Pe. Zezinho.
Deus te abençoe e te dê a paz em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário