sexta-feira, 15 de abril de 2011

Agradar vai desagradar

O Senho Jesus Cristo já alertava na passagem de Mt 6, 24: "Ninguém pode servir a dois senhores, porque, ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro". A caminhada do cristão que se propõe, verdadeiramente, a fazer uma opção de vida, sabendo que, no que tange às coisas espirituais, não há meio termo, vai, em algum momento, ver-se nesta condição de ter que optar por qual senhor escolher servir. Portanto, agradar a Deus é desagradar o inimigo de Deus. Agradar a Deus é fazer uma opção sincera por dar ouvidos à Sua palavra, é reconhecer a Jesus como Senhor, Mestre, Pastor e Salvador. Jesus na passagem do Evangelho de São João 10, 25-27 quando questionado se era realmente o Cristo responde: "Eu vo-lo digo, mas não credes. As obras que faço em nome de meu Pai, estas dão testemunho de mim. Entretanto, não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, Eu as conheço e elas me seguem." Ao final deste diálogo os judeus pegaram em pedras para o apedrejar (Jo 10, 31). Fazer uma opção por Jesus é atrair o desagrado, o ódio do mundo, e o próprio Senhor já advertia: "Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que a vós. Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como, porém, não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia" (Jo 15, 18-19). Odiar o pecado com todas as sua seduções, falsos prazeres e alegrias será importunar a muitos; logo virão as críticas, deboches, rejeição...e, ao se permanecer firme, os ataques, as calúnias, as perseguições. Porque o papel de quem opta pelo senhor deste mundo, pois já Jesus já afirmara: "O meu reino não é deste mundo" (Jo 18, 36), é atirar pedras; porém quem opta por Jesus é chamado a lançar sementes (Mt 13, 4). Das pedras não pode brotar vida, pois, neste caso, são feitas para ferir e machucar, nestes corações de pedra Jesus está morto e sepultado; porém, no interior da semente existe vida, que servirá para alimentar e gerar mais vida. No entanto, o Espírito Santo tem poder para transformar corações de pedra em corações de carne e ressuscitar Jesus e levar essas vidas a abandonarem a velha condição de agradar ao diabo para agradar a Deus. Não é decisão fácil, pois o pecado tem a capacidade de inverter a realidade fazendo com que se acredite que o ruim é bom, e o bom é ruim. São Paulo quando passou pela experiência de ser curado dessa cegueira relata que lhe "saíram dos olhos umas como escamas" (At 9, 18) e pôde, então, ver verdadeiramente, a dimensão da sua cegueira espiritual e o quanto desagradava a Deus. Dali, em diante, tornou-se profundo testemunho de Jesus Cristo, desagradando a muitos e sofrendo as consequências, inclusive de um apedrejamento (At 14, 19), porém, firme em agradar a Jesus dizia: "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada? Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores pela virtude Daquele que nos amou." (Rm 8, 35.37). Agradar ao mundo é amar o pecado, e diz São Paulo em Rm 6, 23: "Porque o salário do pecado é a morte", mas agradar a Deus, diz São Paulo no mesmo versículo: "é vida eterna em Cristo Jesus, Nosso Senhor". Que o Espírito Santo nos ajude a fazer sempre a escolha que agrada a Deus. Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário