quinta-feira, 28 de abril de 2011

"Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos..." (At 3, 19)

Quando se prega a conversão é comum ouvir-se de vozes questionadoras, perguntas como: "Por quê eu preciso me converter se nunca matei, roubei, não bebo, não uso drogas...! Quem precisa é quem faz essas coisas! A ignorância espiritual que se abate sobre as pessoas leva a estas contestações impedindo-as até mesmo de perceber que neste questionamento já estão cometendo pecados como orgulho e soberba.
Conversão significa voltar ao começo. E onde é o começo? Onde é o início? Ou melhor, quem é o início? Deus. Conversão é, portanto voltar para Deus. E só retorna à Ele quem reconhece seus pecados, que reconhece que por pensamentos, palavras, atos e omissões, esta-se, constantemente pecando, mesmo aqueles que questionam não precisar disso por supostamente não estarem a cometer delitos graves.
Voltar ao início é aprender com Deus que a nossa natureza humana é tendenciosa a queda, à fraqueza, e não é por menos que o Senhor Jesus alertava: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação, pois o Espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26, 41); nossa carnalidade pode nos levar em um instante de raiva, ira, ódio, ou outro motivo, a cometer qualquer um daqueles pecados acima que foram motivo de questionamento, tudo fruto de uma tentação.
Sem essa vigília e oração, sem uma busca constante da proteção de Deus, sem o auxílio da Palavra de Deus que para nós é "um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho" (Sl 118, 105) o pecado virá certamente, e a sua consequência não é somente para a própria pessoa, mas para o próximo, também.
São Pedro na sua pregação queria dizer isto: necessário se faz arrepender-se (reconhecer que errou, que fraquejou ante as tentações, que ofendeu a Deus...), mas para isso tem que haver um outro componente importante: humildade. Aquele filho pródigo teve humildade de reconhecer seu pecado, assim como Zaqueu, a samaritana, e tantos outros, e a conversão aconteceu.
Voltar ao início requer uma chacoalhada, e essa chacoalhada às vezes vem na forma de uma tribulação, uma tempestade, de uma prova, pois para o homem muitas vezes somente palavras não serão suficientes para demovê-lo do caminho errado. Bom seria se assim não fosse.
Jesus continua pela Igreja e seus enviados sendo essa voz, como foi a de São Pedro: "Arrependei-vos e convertei-vos", voltai ao início, "vinde e vede" (Jo 4, 29), "provai e vede como o Senhor é bom, feliz o homem que se refugia junto Dele" (Sl 33, 9). Aquele (a) que fez a experiência de voltar e constatar que, mesmo nunca tendo roubado, matado, drogado-se, prostituido-se, mas reconheceram-se necessitados de mudança de vida, não se arrependeram, pelo contrário passaram a se questionar: "Por quê não aceitei este convite mais cedo?". Aceite você também!
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário