quinta-feira, 21 de julho de 2011

Deus confia, e conta com os jovens!

Na contramão daquilo que se pensa e rotula o jovem: irresponsáveis, levianos, inconsequentes,...; Deus mostra, Bíblica e historicamente, que sempre contou com os jovens no seu projeto evangelizador, logo, os trata como parte essencial nesta missão de arrebanhar vidas para o Reino.
Na promessa da vinda do Espírito Santo em Joel 3, 1 a passagem afirma: "Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões". E assim tem sido, mesmo antes da Promessa ser para todos, pois no Antigo Testamento casos com de Samuel (I Sm 3, 1-4) e de Davi (I Sm 16, 11-13) mostram como os jovens são parte do projeto salvífico do Pai.
No Novo Testamento ver-se-á outros exemplos como de Maria Santíssima (Lc 1, 27) que acredita-se, teria em torno de quinze anos ao aceitar a proposta de Deus de conceber e gerar o Salvador (Lc 1, 31); dentre os discípulos, posteriormente apóstolos, havia um muito jovem: João, um dos prediletos de Jesus e tido como "o discípulo amado" (Jo 19, 26).
São Paulo teve como discípulo mais próximo seu Timóteo, que por sua juventude era alvo de desconfiança e desprezo por parte da comunidade, onde Paulo o encorajava: "Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e viver, na caridade, na fé, na castidade" (I Tm 4, 12).
Ao longo da história da Igreja o chamado de Deus aos jovens foi imenso: São Francisco (vinte e cinco anos); Santo Antonio (dezesseis anos); Santa Teresa D'Ávila (quinze anos); Santa Terezinha do Menino Jesus (treze anos); Santa Catarina de Sena (seis anos); São Padre Pio (primeiros anos de vida)...Todos tiveram experiências profundas com o Senhor desde a mais tenra idade, e tornaram-se heróis da fé, disseminando a Palavra e o amor de Deus, e escrevendo seus nomes para a eternidade.
Deus não olhou para essas nuances próprias da juventude, mas para o potencial do jovem de acolher o chamado e contagiar a outros. São Francisco por exemplo, contagiou Santa Clara, São Bernardo, dentre tantos jovens amigos seus da época, e todos foram levados à santidade. Assim com tantos outros santos e santas. Logo, o jovem é um terreno, um solo fértil, para a semente da Palavra de Deus cair e gerar trinta, sessenta e cem por um.
Portanto jovem, apesar de críticas e julgamentos pelo seu jeito, agir, pensar, falar, Jesus conta com o seu sim, a sua concordância ao seu apelo constante: "Eis que estou a porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, Eu com ele e ele comigo" (Ap 3, 20), responda positivamente à este apelo do Senhor que quer contar com tua disposição, sua energia, sua impulsividade, sua garra, sua coragem, sua alegria..., para propagar o Evangelho entre tantos outros jovens que se perdem em meio às falsas delícias e banquetes de alimentos envenenados deste mundo.
O jovem quer a todo custo ser diferente. Seja diferente, seja de Jesus! Dissemine a paz e o amor, lance sementes em meio há um mundo que ensina o ódio, o desprezo, e a lançar pedras.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário