sexta-feira, 1 de julho de 2011

"As palavras que vos tenho dito são Espírito e Vida" (Jo 6, 63)

Não há mais dúvidas que ao se observar os rumos que as pessoas tem tomado, incentivadas por uma cultura permissivista, as palavras das Sagradas Escrituras estão, a cada dia, sendo relegadas ao desprezo e até o ridículo.
A cada dia abandona-se a Palavra de Deus, que proclamadas por Jesus disse que são "Espírito e Vida", para deixar-se conduzir por palavras de sabedoria humana, terrena e diabólica (Tg 3, 15) que são "Carne e Morte".
O Senhor Jesus naquele diálogo com Nicodemos já deixara claro que "o que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito" (Jo 3, 6), assim, São Paulo já afirmava: "Os que vivem segundo a carne gostam do que é carnal; os que vivem segundo o espírito apreciam as coisas que são do espírito" (Rm 8, 5). Compreende-se, então, porque as coisas do mundo falam mais alto à mente e ao coração das pessoas.
Desta forma constata-se porque que a devassidão, a depravação, a concupiscência, a afronta a palavra de Deus, a resistência em obedecer acontece; são pessoas que se satisfazem daquilo que é carnal, portanto defender preceitos divinos como a fidelidade ao matrimônio é motivo de chacota, ironia, de rejeição, defender o que Deus ordenou: "Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne" (Gn 2, 24), ou seja união é entre homem e mulher, mas, desafortunadamente vemos a nossa nação ir frontalmente contra esta ordenança do Pai validando a "união homoafetiva".
Esse é um dos tantos exemplos de que "o desejo da carne é hostil a Deus, pois a carne não se submete à Lei de Deus, e nem o pode" (Rm 8, 7), e "a aspiração da carne é a morte" (Rm 8, 6), mas o homem, cego pelo pecado, vai dando vazão às suas vontades carnais, e ainda justifica, às vezes: "a carne é fraca". E de fraqueza em fraqueza, de desobediência em desobediência, vai trilhando o caminho da perdição.
Agora existem os que param e dão ouvidos a Deus; arrependem-se e dão abertura para Jesus agir; são dóceis ao que o Senhor disse a Nicodemos: "Quem não nascer de novo não poderá ver o reino de Deus" (J0 3, 3), e vivendo uma experiência da efusão do Espírito Santo passam, então, a serem "seres espirituais", e para estes " a aspiração do Espírito é vida e paz".
Os que dão ouvidos às palavras de Jesus, são afeitos às coisas espirituais; tudo o que diz respeito a Deus é o que atrai: a oração, a leitura das Sagradas Escrituras, a Santa Missa, a vivência dos Santos Sacramentos, as canções inspiradas, a vida dos Santos, a prática da Doutrina da Igreja..., enfim, os que vivem segundo o Espírito obedecem, temem, amam a Deus, e assim trilham o caminho da salvação.
Diz o Senhor Jesus: "Bem-aventurados os que ouvem as palavras de Deus e as observam" (Lc 11, 28), estes dão sinal de afeiçoar-se às coisas do Espírito, que nasceram de novo e, portanto, trilham o camindo da vida eterna, renunciando as propostas deste mundo para acolher a voz inconfundível do bom pastor.
Deus te abençoe no nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

3 comentários:

  1. Muito bom edificante aprendi muito todos devemos nos dedicar mais a palavra é verdade glórias a ao Rei

    ResponderExcluir
  2. O espirito é a verdade e a verdade é DEUS e DEUS é amor mas infelizmente todos abandonaram o amor ou seja abamdonaram a DEUS e seguem o trilho do sistema de coisas atrás de dinheiro bebedeiras e linguagem ultrajante agora com esse tal de funk que só tem letras ultrajantes é o fim

    ResponderExcluir