segunda-feira, 18 de julho de 2011

"Duplicidade: o grande problema de muitos cristãos!"

"Ai do coração fingido, dos lábios perversos, das mãos malfazejas, do pecador que leva na terra uma vida de duplicidade" (Eclo 2, 14).
O Livro do Eclesiástico nessa passagem faz referência há um dos dilemas daqueles que se propõem caminhar com Jesus: a duplicidade. Uma experiência do amor de Deus trás, a princípio, um desejo de abandono total em Deus, porém, o passar do tempo leva o coração a, novamente, começar a dar espaços para aquilo que era próprio da nossa existência pecadora e distanciada de Deus anterior àquela experiência transformadora.
Aquele que não segue fielmente o conselho de Jesus: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26, 41), vai, em algum instante, ver-se sendo novamente seduzido por aquelas práticas e opções dos tempos de afastamento de Deus; daí começa-se a querer fazer uma tentativa de harmonizar, de conformar, as coisas mundanas às divinas, e assim começa-se a ver comentários como: "Não vejo nada demais..."; "Não tem nada haver..."; "A Igreja tem que se modernizar...", e daí por diante; e a Palavra de Deus é incisiva: "Que união pode haver entre a justiça e a iniquidade; Ou que comunidade há entre a luz e as trevas?" (II Cor 6, 14).
No fundo o que acontece é que os que estão nesta situação não estão conseguindo ter seu olhos, corpo, mente, alma, espírito e coração voltado plenamente para Jesus. Olha-se para o Senhor, mas de "canto de olho", olha-se para as coisas do mundo, e daí, o coração vai enchendo-se de duplicidade; por isso que a Palavra de Deus em Provérbios 23, 26 diz: "Meu filho, dá-me teu coração. Que teus olhos observem meus caminhos".
Um coração não voltado totalmente para Deus vai buscar outros caminhos e, infelizmente, é o que acontece: a sedução das coisas do mundo nas suas diversas expressões, ao final, arrastam muitos de volta para a "velha vida". Não conseguiram vencer tal duplicidade, não foram perseverantes na Palavra, e assim tantos vão ficando pelo caminho, ou tomando outros caminhos.
A duplicidade como mostra Eclesiástico 2 é uma falta do temor de Deus, o que gera no homem esta falsa impressão que amar o mundo e a Deus pode ser possível; a estes o Senhor fala no versículos 16-18: "Ai daqueles que perderam a paciência, que saíram do caminho reto, e se transviaram nos maus caminhos. Que farão eles quando o Senhor começar o exame? Aqueles que temem o Senhor não são incrédulos à sua Palavra, e os que O amam permanecem em sua vereda".
Que o Senhor nos ajude a vencer a duplicidade que ainda há no nosso coração, fruto do pecado que ainda se manifesta, e que só em vígilia e oração aos pés de Jesus é que poderá ser vencido. Um vida totalmente entregue ao Senhor Jesus é o que Ele deseja. Que o Senhor pela força do seu Santo Espírito nos ajude neste duro combate, pois o mundo não relaxa em tentar nos levar de volta para ele.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário