domingo, 3 de julho de 2011

Duas histórias: uma mesma fé, uma missão cumprida!

A vida de São Pedro e São Paulo são exemplos práticos que Deus não faz acepções quando diz respeito há um chamado para a missão. São dois homens de origens diferentes, que em situações diferentes, tiveram uma mesma experiência de Cristo em suas vidas que os levou a abraçar um propósito, uma missão que os tornaria eternamente lembrados como essas "colunas" da fé cristã.
Pedro que teve a graça de conhecer o Senhor ainda em vida, andou ao lado do Mestre e Senhor, ouviu suas pregações e ensinos, testemunhou milagres, a ressurreição, o cumprimento da promessa do Espírito Santo, tornou-se o responsável de dar continuidade à missão de Jesus; Paulo nunca O viu, mas apenas ouvia falar de um certo Jesus que apesar de morrer da forma mais ignominiosa, continuava a arrebanhar judeus pela pregação e testemunho de homens simples e "ignorantes". Um zeloso defensor da Lei que não compreendia pessoas abandonarem a obediência à Lei de Moisés para aderir a uma prática e a alguém que não cumpria os pré-requisitos do Messias aguardado por Israel.
Pedro inculto, pescador; Paulo formado na escola de Gamaliel, fariseu; enfim, quantas diferenças, mas o que interessava para Deus é que os dois tinha a capacidade de fazer com que o Evangelho do Senhor fosse propagado.
Pedro inicia, juntamente com os demais Apóstolos sua missão, efetivamente, após Pentecostes quando encontravam-se acuados e amedrontados pela perseguição dos doutores da Lei; Paulo tem sua missão iniciada, após uma experiência com Jesus quando perseguidor implacável dos Apóstolos e demais fiéis, após também receber o Espírito Santo.
Após assumirem o ide de Jesus, Pedro e os demais decidem por anunciarem Jesus aos judeus, Paulo decide ir anunciar Jesus ao gentios; a partir daí cada um vai viver suas experiência de evangelizarem realizando curas, libertações, milagres, convertendo vidas para Jesus e disseminando o Evangelho entre as nações.
Ambos são perseguidos, presos, torturados, mas fielmente mantém a fé até o fim e Deus como que para dizer: "Foram chamados em situações diferentes, cumpriram a missão em lugares diferentes, às vezes pensaram diferente, mas produziram os mesmos frutos: vão ser glorificados no mesmo lugar".
E assim, encerraram sua carreira na mesma cidade (Roma), em períodos muito próximos, para assim testificar que as histórias podem ser diferentes, mas o prêmio é o mesmo: "a coroa de vitória", pois serviram ao mesmo Senhor, numa mesma fé, sob a ação do mesmo Espírito, com o mesmo propósito: que "todo aquele que Nele crer e for batizado seja salvo" (Mc 16, 15-16).
Louvado seja Deus, que pelo sangue e testemunho destes heróis da fé, como de tantos outros que ajudaram a esta Igreja Católica a fundamentar suas bases em fundamento inabalável que permanecerá até a volta gloriosa do Esposo, pois "as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16, 18).
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário