segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Senhorio de Jesus

Ter ou possuir senhorio é o mesmo que ser dono, proprietário, possuidor... Logo, é exercer soberania sobre algo ou alguém. Ser senhor de algo ou alguém é ter posse sobre aquilo que foi adquirido mediante esforço.
Assim, uma pessoa pode dizer-se senhor de um bem (casa, carro, empresa, etc.), porque foi adquirido medinte esforço próprio, passanto, então, a ter autoridade plena de fazer o que quiser com aquele bem.
No que diz respeito ao divino, Deus em todo o Gênesis, principalmente no primeiro capítulo é sempre citodo como Senhor, por quê? Porque com esforço particular "criou todas as coisas", logo Deus exerce senhorio pleno sobre todas as coisas, inclusive o homem.
O pecado rompeu este reconhecimento da soberania de Deus (Catecismo da Igreja Católica, 455) sobre o homem, passando, assim, a tornar-se rebelde a esta soberania. A partir do pecado original, até os dias atuais, a Bíblia e a história mostram essa resistência à autoridade de Deus, tomando assim a liberdade de agir segundo suas convicções mediante considerar-se "dono de si", e assim colhendo as consequências deste desprezo ao Pai.
Deus, porém, em seu extremado amor não mediu esforços em buscar reconquistar junto ao homem esse senhorio; tentou por meio dos profetas, dos reis, até que por fim decidiu dar sua maior prova deste amor: enviar seu Filho único (Jo 3, 16), afim de que em natureza humana o homem pudesse compreender que ter a Deus como dono, proprietário, não significava ser visto ou tido como uma "coisa qualquer", mas ser elevado a uma condição privilegiada, tanto que em algumas passagens bíblicas quando aparece a expressão "de pé" (Zaqueu, a mulher adúltera, Maria e João aos pés da cruz...), significava devolvido à sua verdadeira condição de filho de Deus, restaurado, vencedor.
Aqueles, porém, que não aceitam este senhorio do Pai, que é agora também outorgada a Jesus: "Por isso Deus O exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor" (Fl 2, 9-11), após sua Paixão, morte e Ressurreição, vão caminhando como caídos, derrotados, abatidos, mesmo que ana sua arrogância e cegueira não percebam nem reconheçam.
Ao rejeitar o Senhorio do Pai e do Filho, vão servir a outro senhor: satanás (Mt 6, 24) sobre a forma do dinheiro, da fama, do poder, do sucesso, homens..., e assim vão-se afundando numa vida de ilusões e enganos, afastando-se cada vez mais do Senhor da vida e aproximando-se do senhor da morte, morte esta que será inevitável em permanecendo nesta condição.
Jesus é claro nas suas palavras: "Não se pode servir a dois senhores". Reconhecê-Lo como Senhor não é meramente uma decisão instintiva, mas passa por uma experiência que somente o Espírito Santo pode proporcionar, pois é São Paulo que diz em I Cor 12, 3: "...ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão sob a ação do Espírito Santo".
O homem precisa reconhecer que renunciar o senhorio, o domínio, a autoridade de Jesus sobre sua vida é optar pelo pecado, e diz a Palavra de Deus: "todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo" (Jo 8, 34).
Renuncie o senhorio do diabo e do pecado, e aceite a liberdade que o Senhorio de Jesus proporciona. Clame o Espírito Santo e declare hoje Jesus como seu único Senhor.
Deus te abençoe no nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário