domingo, 5 de junho de 2011

Ele está voltando...

Hoje a liturgia faz referência à Ascensão do Senhor Jesus (At 1, 1-11) onde, segundo as Escrituras, após perderem Jesus de vista entre as nuvens, os discípulos vêem, diante de si, dois homens de branco que indagam: "Homens da galileia, por quê ficais ai a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado voltará do mesmo modo que o vistes subir ao céu!" (vers. 11). No Evangelho a leitura faz referência ao mandato de Jesus aos discípulos: "Ide, pois, e ensinai todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28, 19).
O Senhor Jesus deixa uma ordem para aqueles discípulos para que dêem continuidade à sua missão evangelizadora, e quando os "homens de branco" chamam a atenção dos mesmos que olhavam o céu estupefatos, é como se quisessem dizer: "Vão ficar aí olhando para o alto, parados? Ou vão cumprir o que o Senhor Jesus lhes ordenou anteriormente?". Posteriormente a isso veio o dia de Pentecostes e aqueles homens, agora como apóstolos, partem para cumprir o que lhes fora ordenado.
Milênios já se passaram e a afirmação que aqueles dois seres celestiais fizeram: "Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado voltará..." a cada dia se aproxima. E quem diz isso são as próprias Sagradas Escrituras pela boca do próprio Senhor Jesus em Mt 24, 1-51: guerras, fome, peste, falsos profetas, perseguições, traições, ódios, escalada da iniquidade e arrefecimento da caridade...os sinais da sua volta.
E muitos desses sinaiss já estão aos nossos olhos, pelo menos daqueles que buscam a Deus e dão ouvidos à sua Palavra, porque os cegos e surdos estão como nos tempos do dilúvio.
Tudo está a se cumprir, enquanto isso muitos cristãos estão parados a olhar o céu, enquanto que a ordenação do Senhor Jesus é que "Vá e ensine", "Vá e pregue o Evangelho", "Vá e abra os olhos a esses cegos"..., pois o Senhor diz: "Este Evangelho do Reino será pregado pelo mundo inteiro para servir de testemunho a todas as nações, e então chegará o fim" (Mt 24, 14), logo, há uma necessidade que todos tomem parte desta realidade.
Assim, aquele que, com o auxílio do Espírito Santo, medita com atenção a Palavra, e percebe essa realidade irrefutável, deve ter essa consciência, e conscientizar a outros, que a vinda de Jesus já se prenuncia e que só estarão preparados para aquele "grandioso e temível dia do Senhor" (Joel 2, 11) aqueles que guardaram o conselho de Jesus: "Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor" (Mt 24, 42).
É tempo de passar-se a, mais que nunca, vigiar e orar, pois a figueira já está a anunciar o verão (Mt 24, 32), que é bem verdade, ninguém sabe o tempo exato, há não ser o Pai. O certo é que, desta geração em diante, a necessidade de se ter toda a seriedade e zêlo para com as profecias do Senhor, faz-se tão grande quanto nos tempos apostólicos onde eles acreditavam que a vinda do Senhor seria logo; e todo batizado que crê tem que ser porta-voz desse anúncio àqueles que ainda jazem na treva da ignorância para que na concretude destas palavras não se veja pavor, mas um povo que verá o Senhor voltando em glória a exclamar: "Vem, Senhor Jesus!" (Ap 22, 20).
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário