sexta-feira, 24 de junho de 2011

"Uma voz clama no deserto" (Mc 1, 3)

Hoje (24/06) dia de São João Batista, tem festa junina, tem comida típica, danças, diversão..., mas o santo, propriamente, este passa ao largo de qualquer lembrança ou alusão nestas festividades, nada contra a expressão cultural, mas relegar a pessoa de tão fiel servo de Deus a último plano, é algo que não se pode deixar de observar.
Tendo a missão de ir a frente anunciando o Filho de Deus, "Aquele ao qual não era digno de se prostrar para desatar-lhe a correia do calçado" (Mc 1, 7), apresentava-se como "A voz que clama no deserto", foi São João imbuído da mesma missão que todo o que recebe um chamado a evangelizar: anunciar ao povo Aquele que redime os pecados e restaura o pecador.
Não foi para este servo de Deus, como não é para ninguém que assume o mandato de Jesus de "ir e evangelizar" (Mc 16, 15), anunciar o Evangelho há tantos almas "desérticas", "áridas", onde diz a própria Palavra que, para frutificar, ou seja, produzir conversão, é necessária que seja "terra boa" (Mt 13, 8). Como, então, obter um bom resultado?
São João Batista viveu essa situação complicada, exortando ao povo, judeu e pagão, que "aplainassem as suas veredas" (Mc 1, 3), ou seja, deixassem de seguir por caminhos errados, abandonassem toda atitude de desagrado a Deus. Mas quem anda no "deserto", ao sabor de suas convicções, intuições e vontades próprias, não sabe na verdade que rumo tomar, nem que rota seguir, apesar de que sempre do alto do seu orgulho próprio sempre tem a impressão de estar no controle da situação, e assim, acaba por se perder; e como o "deserto" não perdoa, o fim é a morte. A única solução estava, portanto, em Deus e Naquele há quem anunciava: Jesus.
A Palavra de Deus diz que: "Quem de vós tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la?" (Lc 15, 4), portanto, no "deserto" da vida é onde se encontra essas "ovelhas desgarradas", lá onde só há secura, solidão, frio ou calor demais, perigos de toda espécie...Neste cenário foi onde pregou São João afirmando a todos que: se pelo pecado naquele lugar entraram, viria, um Homem que com seu perdão e amor daquele lugar os tiraria.
Desta forma, neste "dia festivo" deveria haver, na verdade, "momento de reflexão" a respeito da necessidade que se tem de mais "Joãos Batista" com vozes exortadoras a falar a essa multidão de "vidas desérticas" que busquem o socorro Naquele que é o único capaz de penetrar este deserto, resgatar esta vida, trazê-la para local seguro e introduzí-la em lugar de beleza, fartura, companhia de outros já resgatados, clima propício, e livre de perigos: o céu, que já se inicia nesta vida quando Jesus passa a ser o Senhor de nossas vontades, pois aprende-se a compreender o que diz a Palavra: "Há caminhos que parecem retos ao homem, e contudo o seu termo é a morte" (Pv 16, 25).
Seja também você essa voz de Deus, de Jesus Cristo, da Santa Igreja, a clamar a essas, e por essas vidas que precisam deixar este deserto, para onde são arrastadas pelo inimigo sob uma falsa aparência de bom e belo, enquanto ainda há tempo.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário