quarta-feira, 4 de maio de 2011

"Uma só coisa te falta..." (Mc 10, 21)

O homem é um ser que vive em constante busca. Buscamos liberdade, auto-afirmação, realização em todos âmbitos, amizades sinceras, enfim felicidade...Busca, busca, buscamos tudo, em todos os lugares, em coisas e pessoas, mas fica sempre faltando! É uma lacuna, um espaço que não consegue ser preenchido, por quê?
Porque a busca desta completude se dá a partir do imperfeito; a liberdade que este mundo oferece é imperfeita, pois em dado momento percebe-se que o gozo desta ao bel prazer da autonomia de fazer-se de tudo sem limites nem restrições, constatará que essa prática trás mais tristeza e vazio que alegria e preenchimento; e assim a busca continua.
Tenta-se, então, a satisfação na realização pessoal através de bons empregos, condição financeira condizente, que a princípio trará satisfação, pois credita-se, ainda, felicidade há uma situação financeira privilegiada, mesmo assim a tristeza e o vazio, em dado momento voltam a perturbar; e a busca continua.
Quem sabe nas amizades? Pois, assim terei a companhia de pessoas diletas, que somadas a minha realização profissional e financeira, desfrutando da liberdade de agir sem limites terei essa lacuna preenchida; mas, logo terá a constatação que muitas daquelas amizades são de ocasião e interesse, não amizades sólidas e desinteressadas...e assim, a busca continua.
Vou, então investir em me preencher com bens materiais, superfluidades, futilidades, mas muito rapidamente, também se observa que a completude não está lá, e a busca tem seu prosseguimento.
Em dado momento, vem o cansaço, a angústia, e o questionamento: "Por quê não consigo ser feliz? Por quê esse vazio, essa insatisfação se tudo possuo?". Esta pergunta chegou ao coração daquele jovem rico (Mc 10, 17-25), então ele foi ao único que podia responder: Jesus! E sem rodeios pergunta: "O que farei para alcançar a vida eterna?" (vers. 17) e Jesus responde: "Uma coisa só te falta, vai vende tudo o que tens dá aos pobres e terás um tesouro no céu" (vers. 21).
A sequencia da narração diz que "o jovem entristeceu-se e foi-se abatido, porque tinha muitos bens" (vers. 22). No Evangelho de São Mateus 19, 21 Jesus ao responder a esse jovem diz: "Se queres ser perfeito, vai vende tudo...."; ele buscou a solução para sua incompletude, e ao ouvir que todo vazio, toda lacuna não pode ser preenchido pelo que é imperfeito, mas por Aquele que é Perfeito, preferiu a primeira opção.
São Paulo em I Cor 13, 10 diz: "Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá", quando a busca do homem deixar de ser focadas em coisas e pessoas imperfeitas, para aceitar o Perfeito então, enfim, a busca do preenchimento desses espaços e lacunas, cessará, pois o escritor russo Dostoyevsky uma vez declarou: "O homem possui um vazio do tamnho de Deus". Logo, o único que pode preencher este vazio é Deus, é Jesus.
Enquanto o homem não se render a esta verdade continuará sua busca infrutífera, tendenciando ao desênimo, à tristeza, à melancolia, e até depressão, pois somente Jesus é a solução. Portanto, "Buscai o Senhor, já que Ele se deixa encontrar; invocaio já que está perto" (Is 55, 6) e tenha a verdadeira felicidade.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário