terça-feira, 10 de maio de 2011

"Eu sou o Pão da Vida" (Jo 6, 35)

Jesus em frases como esta incendiava a cólera dos fariseus e doutores da lei, pois cada parte desta afirmação soava como verdadeira blasfêmia, por isso que foi tão perseguido.
Toda vez que usava a afirmação "Eu Sou" já era mais que motivo para levar àqueles homens à ira, pois, "Eu sou" era a maneira como se referiam a Deus, segundo o diálogo do Pai com Moisés onde ao ser enviado a faraó afim de libertar o povo cativo, pergunta a Deus: "que lhes responderei se me perguntarem qual é o seu nome?" (Ex 3, 13), e Deus responde: "Eu Sou Aquele que Sou. E ajuntou: "Eis como responderá aos israelitas: (Aquele que se chama) Eu Sou envia-me junto de vós" (Ex 3, 14).
Assim, o povo israelita referia-se a Deus como o "Grande Eu Sou", e ao vir Jesus com tal afirmação era de deixar perturbado não só os sábios e doutores, mas o povo em geral, o que era motivo de, algumas vezes ter sido quase morto ao ser levado ao alto de um monte (Lc 4, 29) e quase apedrejado(Jo 10, 31).
Quando no discurso do Pão de Vida fala ao povo que "vosso pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o Pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer" (Jo 6, 49-50), e quando diz que "E o pão que Eu hei de dar é a minha carne para a salvação do mundo" (vers. 51), o impacto é tão grande que "muitos dos seus discípulos, ouvindo-o disseram: "Isto é muito duro! Quem o pode admitir?" (vers. 60), "muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com Ele" (vers. 66), restando apenas os doze (vers. 67).
Seguir Jesus é necessário ter fé, é somente pela fé, professada pela Igreja, na pessoa dos Apóstolos e transmitida às gerações, que se vive essa certeza que Jesus é o Senhor, que é um com o Pai, pois disse a Felipe: "Aquele que me viu, viu também o Pai" (Jo 14, 9), que Ele está presente na Eucaristia fazendo-se o Pão da vida concretamente a cada Santa Missa.
Jesus assim ensina que o pão é alimento, e Ele é o verdadeiro alimento, que o pão é para ser dividido, partilhado, para alimentar a outros, que o pão antes foi trigo, que foi semente, semente que deve ser plantada para gerar mais frutos, assim o foi com o Senhor (Jo 12, 24).
Creiamos pela fé que Jesus é o Pão da vida presente concretamente a cada celebração para que se cumpra o que disse: "Quem comer deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 51).
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário