domingo, 22 de maio de 2011

Não há outro caminho: Só há este Caminho!

Desde que o homem deixou-se enganar por satanás e pecou, passou a ter como parte da sua natureza corrompida, a empreitada por caminhos opostos ao que leva a Deus tanto que, quando alguém é adjetivado por "desviado", significa que afastou-se dos caminhos do Senhor.
Portanto, é fato: o homem trás em sí essa tendência a seguir a sua própria razão, a sua própria vontade, logo, a tendência de abandonar o caminho correto, o caminho de Deus.
Tem sido esta, então, a empreitada do nosso Pai: trazer de volta o homem ao caminho certo, ao caminho que o levará de volta ao destino melhor: o céu, porém, o homem no uso de seu livre arbítrio julga ter a possibilidade de encontrar êxito por outros percursos, acreditando serem qualquer um deles válidos, no entanto, Provérbios 14, 12 diz: "Há caminho que parece reto ao homem, porém é o caminho da morte".
Deus sabendo, e vendo essa realidade, tentou de todas as maneiras indicar esse caminho ideal através dos profetas, dos reis, e não obtendo êxito, lançou mão daquilo que já havia prometido desde o pecado original: seu Filho Único, Jesus, pois "Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho único para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3, 16).
Jesus sendo o cumprimento dessa promessa vem afirmar em Jo 14, 6: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida ninguém vem ao Pai senão por mim". Ele vem afirmar isto: "Não há outro caminho, mas este Caminho!".
Chegar a Deus tem que haver conversão, renúncia e libertação do pecado e Jesus disse: "Se, portanto, o Filho os libertar, sereis verdadeiramente livres" (Jo 8, 36); chegar ao Pai tem que haver santidade (I Ts 4, 3), e Jesus disse: "Santifica-os pela verdade. Tua Palavra é a verdade" (Jo 17, 17), e Jesus é a verdade; chegar ao Pai há que haver que guie no caminho certo, que o leve à Vida, e não à morte; e só consegue ser guiado corretamente aquele que dá ouvidos à voz correta, e Jesus diz: "as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz (...). Eu sou o bom pastor" (Jo 10, 4.11)", quem o segue terá "vida e a terá em abundância" (Jo 10, 10).
O Salmo 1, 1-2 (tradução da Bíblia Ave Maria) discorre sobre "Os dois caminhos" onde diz que : "FELIZ é o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta a mesa dos escarnecedores ; se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite"; estes serão "como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende prospera." (vers. 3), pois "o Senhor vela pelo caminho dos justos" (vers. 6). Aos ímpios diz que "são como palha que o vento leva, (...) e seus caminhos os "leva à perdição" (vers. 4. 6).
Diante dessa constatação é visível que só há um caminho a seguir: Jesus Cristo, outro caminho é enganação do maligno. Não se deixe iludir ou enganar, pois o próprio Senhor Jesus já alertava: "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram" (Mt 7, 13). O mundo nos mostra as portas largas; escolha a Jesus, porta estreita, mas escolha a vida.
Deus te abençoe e te conduza pelo caminho correto em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário