sábado, 28 de maio de 2011

Amado por Jesus, Odiado pelo mundo...

Um desses muitos ditados que conhecemos, ou já ouvimos falar, diz que amor e ódio andam de mãos dadas: não para este caso. Não quando se trata de seguir a Jesus, não quando se faz uma opção pelo céu.
Jesus diz em Jo 15, 18-19: "Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que a vós. Se fosseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como, porém não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia". Aqui está uma exceção ao dito popular, porém neste caso essa relação amor e ódio faz toda a diferença, pois diz respeito à salvação.
Quem não quer ser amado? Certamente, todos nós! Ser odiado é uma situação que, creio, não seja do desejo de ninguém, também. Mas, quando se diz respeito a Jesus e ao mundo uma ou outra opção fará parte da nossa realidade, com um diferencial: quem faz a opção por Jesus será odiado pelo mundo, porém quem faz a opção pelo mundo não será odiado por Jesus, visto que sendo Ele um com o Pai (Jo 10, 30), e sendo Deus amor (I Jo 4, 8. 16), Jesus é amor, e o ódio não faz parte de sua natureza divina. Assim, essa relação de ódio se faz apenas do mundo para conosco.
Mundo, dentre tantos significados, seria a humanidade como um todo, à parte da sua condição moral ou modo de vida; logo o Senhor estaria falando de todo o gênero humano, que por sua condição corrompida pelo pecado original, tem sua natureza tencionada a rebelar-se contra Deus (Ez 20, 8), a contestar a Deus (Rm 9, 20), a desobedecer (Rm 5, 19). Tanto que em Dt 28, 2 Deus diz: "Estas são as bençãos que virão sobre ti, e te tocarão, se obedeceres à voz do Senhor, teu Deus".
Portanto, a humanidade tende a desobedecer, a ser contrária às ordenações, aos Mandamentos de Deus, visto que o próprio Apóstolo São Paulo reconhece isso quando diz: "Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero" (Rm 7, 19), porém foi fiel no amor a Deus e a Jesus, e como foi odiado pelo mundo: perseguições, prisões, torturas, até a morte. Esta foi a consequência por optar pelo amor a Jesus.
É visível como incomodam-se aqueles que não aceitam a Jesus, que tem nas suas práticas pecaminosas algo natural e permissivo, como se contrariam ao serem confrontados com a Palavra que combate todas esses maus comportamentos, como é irritante ouvirem que aquilo que fazem ou praticam julgando ser normal, banal, no fundo é prática de morte...Logo alteram a voz, a fisionomia, as palavras são agressivas e grosseiras, e se se insiste, logo vem a ameaça até de agressão, ou uma atitude mais ríspida.
Tudo isso porque amam o que fazem, cegos que estão pelo pecado, que mostra tudo como permitido; tornaram-se reféns dos apetites da carne, e a ela satisfazem de todas as maneiras. Ao verem-se afrontados pela Verdade não suportam, daí o ódio: ódio à Palavra, ódio a Jesus, ódio a quem não se dobra às enganações do inimigo.
Ciente desta realidade é que se tem de fazer uma opção: ser amado por Jesus, odiado pelo mundo e ser salvo, ou deixar-se seduzir pelas falsas delícias deste mundo e condenar-se. Esta decisão tem de ser fruto de uma experiência profunda com Jesus para que mesmo sabendo das consequências não se esmoreça ao deparar-se com o que o Senhor já alertava.
Paulo, a partir desta experiência, fez a sua escolha: "pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura poderá nos apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rm 8, 38-39). A decisão é sua!
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário