terça-feira, 24 de maio de 2011

Um pouco mais de nós!

Ao se observar pessoas que se destacam em determinadas profissões, fica-se sabendo depois que a receita do "sucesso" foi o empenho, a perseverança, a doação em prol de atingir um determinado patamar de excelência.
Tem-se vários exemplos de cantores que passaram horas a fio estudando e praticando técnica volcal; músicos que fizeram o mesmo para dominar o uso do seu instrumento; jogadores de futebol que repetiam à exaustão o mesmo exercício para tornarem-se, por exemplo, exímios cobradores de falta...Extrapolam seus limites para alcançar um propósito.
Quando medito sobre isso em relação à missão de evangelizar, que é o propósito de Deus para todo batizado: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura, quem crer e for batizado será salvo..." (Mc 16, 15-16), constato que o empenho, a perseverança, a doação andam longe de ser a mesma, por quê será?
Talvez, porque obstina-se em acumular tesouros (fama, fortuna, status) para este mundo, pois já dizia Jesus: "Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração" (Mt 6, 21); para servir a Deus o coração deve estar em outro tesouro: o céu; e o céu passa pelo próximo, pelo irmão. Nesse caso é necessário esquecer o eu para pensar nele, e perseverar pelo outro necessita um pouco mais de nós, tanto quanto alcançar satisfações pessoais. Porém, num mundo cada vez mais contaminado pelo consumismo e individualismo, o próximo tem sido, cada vez mais, algo que não está na nossa pauta de prioridades e assim pode-se, até hoje, ouvir o clamor do Senhor pedindo operários para a messe, pois "grande é a messe, mas poucos são os operários" (Lc 10, 2).
Diz o Senhor Jesus: "ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem a traça nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam" (Mt 6, 20), que assim possamos ter no próximo este tesouro, e que no empenho da oração, na partilha da Palavra, no testemunho pessoal, aperfeiçoemo-nos em conquistar vidas para Deus e assim possamos ser desconhecidos para este mundo, mas reconhecidos pelo Pai, e Dele receber o grande galardão: a coroa da vitória.

Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário