domingo, 5 de janeiro de 2020

"O Senhor é a proteção contra os ataques do inimigo"

O mal não aceitará, nem permitirá sossego ou descanso aos que amam a Deus e buscam fazer-Lhe a vontade. Logo, todo o que faz opção por servir e amar a Deus, atrairá contra si um vil adversário que, por não mais submeter-se Àquele que o criou, faz guerra aos que ao Criador adoram.
Foi assim desde Adão e Eva, e assim foi na natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ao saber que o Deus de Amor se encarnara, o inimigo utilizando-se de Herodes, instantemente, pôs-se ao combate contra o menino, forçando, dessa forma, aquela família empreender fuga para o Egito, deixando para trás o lugar que seria em seguida palco do massacre de inocentes infantes.
Jesus, Maria Santíssima e São José são os exemplos luminosos do que aconteceu (por exemplo, a matança ordenada por faraó em Gn ), acontece (a matança de inocentes pelo Herodes destes tempos modernos: o Estado laico e abortista), e continuará a acontecer. Almas que desejam a santidade e a pureza não são aceitas pelo adversário de Deus, logo, as suas investidas serão inevitáveis.
Observe-se exemplos icônicos das Sagradas Escrituras como os casos de Jó que ao ser reconhecido por Deus como justo e fiel leva o demônio a instar Deus a permitir que o prove (Jó 1, ). Dada a permissão, com a condição que não o mate (vers. ), a provação vem tão dura que no mesmo dia Jó perde todos os bens e filhos (vers. ). No entanto, ele louva ao Senhor (vers. ) e o que acontece em seguida é que o inimigo lhe impõe uma doença terrível (vers. ).
Afrontado, ainda, pela esposa e por três "amigos", onde por eles era tentado a renegar o Senhor, Jó permanece firme na fidelidade a Deus e, ao final, será recompensado (Jó ). Certo é que, ao colocar sua confiança na proteção de Deus, logrou êxito no duro embate, pois é certo que se abandonasse a confiança em Deus, certamente, pereceria.
Esta mesma confiança deu vitória ao rei Davi quando perseguido por Saul. Davi não buscou outro caminho, outra alternativa, senão recorrer a Deus e isso se vê no Salmos 3, 2-3 quando indaga: "Senhor, porque se multiplicam os que me afligem? Muitos se levantam contra mim, são muitos os que dizem a meu respeito: "Não há salvação para ele em Deus!"; porém, ante tais ataques, demonstra com que armas combate: a confiança, a fé, quando proclama: "Tu, porém, Senhor, és meu protetor, és minha glória e levantas minha cabeça" (vers. 4).
Dois exemplos basilares de que amar a Deus e fazer a sua vontade atrairá o inimigo, no entanto, existe o Deus protetor que move o céu e seus anjos (Sl 90, 11-12) para guardar os fiéis (caso da Sagrada família), e isto está claro na Palavra de Deus quando declara que "O anjo do Senhor acampa em redor dos que os temem, e ele os liberta" (Sl 34, 8).
O Deus dos exércitos foi livramento para Jó, para Davi, para a Sagrada família, e para tantos santos e santas da Igreja, e assim será para todos os que a Ele se achegarem com humildade e confiança, pois quem combate é "o Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha." (Sl 23, 8)
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário