domingo, 12 de janeiro de 2020

Deus nos conduz ao lugar de repouso e paz

Narra a Palavra que, "Depois que Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe: "Levanta-te, toma contigo o menino e sua mãe e volta para a terra de Israel...". (...). Quando porém, soube que na judeia reinava Arquelau em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. (...) e foi morar numa cidade chamada Nazaré". (Mt 2, 19-23)
É fato que aceitar o amor de Deus, abandonar a velha vida e servi-Lo é saber que se atrairá o inimigo de Deus contra si, visto que este, de forma alguma nos permitirá seguir e servir o Senhor. em assim sendo, as lutas, as provas, as batalhas virão, e delas ninguém está isento, pois, se nem o Filho foi poupado, nenhum de nós o será.
Certo é que essas investidas do mal recrudescerão à medida que persistirmos em resistir, em desobedecer, preferindo ser fiel a Deus, e será tão tal que, a exemplo da família de Nazaré, retirar-se, evadir-se, fugir mesmo, será a úncia alternativa.
Nessas situações extremas onde riscos sérios se apresentam, eis que vem o auxílio de Deus, como o foi no caso de Moisés que, em risco real de morte, foi lançado às águas num pequeno cestinho (Ex 2, 3). Cesto que também ajudou a salvar o recém-convertido Saulo de Tarso que, devido à sua pregação forte, preocupava as autoridades locais, viu-se tendo que fugir pela muralha da cidade dentro do objeto para não perecer (At 9, 25).
O rei Davi, vendo-se em certa ocasião em risco real de morte não vislumbrou outra saída senão fingir-se de louco (), e assim, tantos outro que vendo-se em perigo tiveram o auxílio de Deus para escapar a tais ocasiões.
Fica assim evidenciado que o Deus de amor não abandona, mas coopera para que o pior não aconteça, por isso, sempre que essas vidas se encontraram em risco foram conduzidas por Deus a um lugar de calmaria, de repouso e paz. A Sagrada família foi levada a Nazaré, Davi a uma caverna onde era, inclusive alimentado por corvos; Pedro, retirado da prisão pelo Anjo (At 12, 7) é levado à casa de João Marcos (At 12, 12); Paulo e Silas, após a prisão são levados e cuidados pelo carcereiro na sua casa (At 16, 33-34)...
É fato que Deus não desampara, mas a permissão da prova é para aperfeiçoar a fé e o amor, mas que o Senhor não abandona isso é certo, e Davi expressa isso quando declara: "A nosso auxílio está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra". (Sl 124, 8).
Jesus, Maria e José são eternos modelos do itinerário para a vida eterna que se deve viver , e a força maior vem do confiar, confiança que também Davi deixou para a posteridade quando nos Salmos 90, 14 declara: "Pois que se uniu, eu o livrarei; eu o livrarei, pois conhece o meu nome". O que resta, então, é crer e confiar e a resposta do alto não tardará.
Agora, certo mesmo é que o lugar de repouso e paz é o Coração Sagrado de Jesus. Ali, ainda que externamente lutas, batalhas, provas, pelo contrário, como dizia Santa Faustina: "Junto ao Vosso Coração passo oras agradáveis, e junto dele, minh'alma encontra descanso.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário