quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Recomeçar: atributo do cristão de fé.

Recomeçar é uma característica que permeia a caminhada do ser humano. É próprio daqueles que engendram esforços em virtude de alcançar uma meta, um alvo...E como nem sempre um projeto iniciado de pronto é alcançado, recomeçar é imperioso tanto que o próprio Deus viu-se na necessidade de recomeçar. Deve-se, portanto, observar que recomeçar está ligado a uma atitude de retomada de um propósito que foi frustrado (seja pela própria pessoa, seja por outros).
Como foi dito: até Deus viu-se na necessidade de retomar um projeto e tudo inicia no Éden quando trabalha seis dias para tornar uma terra informe e vazia (Gn 1, 2) em um paraíso, onde o grã-finale, o toque final, a parte mais especial: o homem, por meio de um ato de desobediência frustra o plano de Deus atraindo sobre si o pecado, a ira, o castigo, a expulsão.
Deus pensa em exterminar sua obra-prima (Gn 6, 7), porém, opta por engendrar um projeto de resgate do homem: inicia com Noé (Gn 6, 8) para dar a retomada; posteriormente, chama Abraão (Gn 12, 1-2) de onde retira sua posteridade também com o auxílio de Isaac e Jacó. Sobrevem o cativeiro no Egito, Moisés é escolhido para promover a libertação do povo (Ex 3, 10); no deserto este povo se rebela e confecciona um bezerro de ouro (Ex 32) e Deus, outra vez decidido a exterminar o homem, propõe a iniciar uma outra geração a partir do próprio Moisés (Ex 32, 10). Este não aceita, clama a misericórdia do Senhor e o povo é polpado, porém, ninguém, além de Josué e Caleb tem a graça de adentrar a terra de Canaã.
E assim as Sagradas Escrituras narram vários momentos em que Deus tem que recomeçar seu projeto de resgate do homem, até que decide pela decisão mais radical e definitiva: enviar seu Filho único em favor da humanidade (Jo 3, 16). Jesus Cristo vem e cumpre a missão por meio de seu sacrifício de cruz.
O recomeçar vivido pelo Pai para conosco é modelo ideal para que se entenda que, para chegar a vitória, a conquista do ideal almejado, é necessário persistência, perseverança, fé para superar as adversidades que sobrevirão: Pedro ao ouvir o cantar do galo (Mt 26, 25) e ao ser desnudado pelo olhar de Jesus (Lc 22, 61), caiu por terra e chorou (Lc 22, 62), pois naquele momento reconheceu que sua fé, seu crer, ainda estavam baseados em imperfeições; porém, ao se encontrar com o Cristo ressuscitado (Jo 21, 15-19) se propôs ao recomeço e dali até a morte tornou-se a rocha firme que Jesus declarou ser ele.
É necessário, também, força (não as próprias, mas de Deus) para recomeçar. No livro dos Salmos quantas vezes se lê Davi clamar a Deus força para superar adversidades (Sl 120, 2, por exemplo) e alcançar a vitória?
Todos esses aspectos: persistência, perseverança, fé, e outros deverão ser parte integrante daquele que não aceita a frustração de um plano iniciado, mas que opta por continuar avançando rumo ao alvo desejado (Fl 3, 14), confiante em Deus, mas consciente que talvez outros recomeços serão necessários.
Recomeçar, portanto, é parte da caminhada de todo homem, porém é parte integrante da caminhada de todo cristão que vive e exerce fé viva e que não aceita as vozes e forças contrárias que muitas vezes tentarão bloquear essa marcha rumo à conquista da meta almejada.
Neste ano que se aproxima que Deus, em nome de Jesus, conceda-te todas as capacidades necessárias para iniciar; ou dar continuidade ao já iniciado; ou recomeçar o que foi, momentaneamente, paralisado.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário