terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Senhor dissipa as minhas trevas!

A passagem dos dois cegos de Mt 9, 27-31 trouxe-me uma reflexão interior e, consequentemen-te, um questionamento: aqueles dois eram realmente cegos? Fisicamente, sim, porém o que vale é o interior.
Refletia e concluia: eles viviam na escuridão do físico, mas o espírito, a alma não estava obscurecida. Eles, ao contrário de tantos daquela época, e até hoje, que tem a graça de enxergar fisicamente, estão em trevas na alma, no espírito. Aqueles dois "cegos" eram tão iluminados interiormente que, diz a Palavra, eles "O seguiram" (vers. 27). A Luz, que é Jesus, transpassou a barreira fisica e resplandeceu lá dentro, no íntimo de cada um deles, iluminou-lhes a fé, e quando perguntados pelo Senhor: "Credes que Eu posso fazer isso?" (vers. 28), responderam: sim.
A maioria não recebe tal graça, porque são as trevas interiores que impedem que a Luz lhes ilumine, estes são portanto os que turvados, cegados na alma não conseguem seguir a Jesus; seguem qualquer falsa luz, seguem a voz do lobo em pele de cordeiro, seguem outros cegos...
Jesus declarou: "Eu vim como luz ao mundo; assim todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas" (Jo 12, 46), porém, "a Luz resplandece nas trevas, mas as trevas não a compreende-ram" (Jo 1, 5). Por isso que aqueles dois homens obtiveram a graça, por isso que tantos não a obtém, pois é necessário que sejam dissipadas as trevas interiores, que turvam a visão, que põe dúvida e questionamento a respeito de Jesus; que colocam incredulidade no coração e sem fé em Jesus não há graça, e isto não agrada a Deus.
Eu refletia esta passagem enquanto o sacerdote proferia sua homilia e o que me vinha ao coração era este clamor: "Senhor, dissipa as minhas trevas!", pois é necessário que esta Luz entre com toda intensidade, para primeiramente mostrar a situação lastimável do nosso coração, da nossa alma, abarrotada de todo tipo de porcaria, de lixo, de imundíces...
Aqueles "cegos" tinham alma limpa, já possuíam um desejo de Deus, tanto que mesmo sendo proibidos de contarem o milagre recebido fizeram o contrário (vers. 31), pois é característica de todo o que é alcançado por esta Luz, levá-la a outros. Os que assim não procedem não foram plenamente iluminados, e trevas ainda existem.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário