quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

"...foi seguindo Jesus pelo caminho" (Cont. O que queres que eu te faça?)

A fé em Jesus demonstrada por Bartimeu não obteve somente a cura física, mas a cura interior, e o principal, que foi a tônica na missão do Senhor: devolver a dignidade de filhos de Deus ao homem. Assim foi com a Samaritana (Jo 4, 1-54), assim foi com a mulher adúltera (Jo 8, 1-11), e com tantos outros que cruzaram com a graça transformadora de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Bartimeu teve devolvida as vistas, e também o amor, o perdão de Deus que leva a todo o que tem essa experiência a não querer outra coisa senão permanecer neste estado de graça, e ao lado da fonte dessa graça, por isso a Palavra diz que aquele homem "foi seguindo a Jesus pelo caminho" (Mc 10, 52).
A experiência com Jesus levou Bartimeu ao que se chama conversão; conversão significa "voltar ao início". E onde é o nosso início?. Em Salmos 138, 13 Davi fala: "Foste vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe", Davi afirma que foram as mãos de Deus que o geraram no ventre materno, logo, o nosso início é Deus, e se viemos de Deus deveríamos viver para amar, pois Deus é amor (I Jo 4, 8. 16); deveríamos ser puros (I Ts 4, 3), deveríamos ser misericordiosos (Mt 5, 7), deveríamos ser perdoadores (Mt 18, 22)..., mas o pecado que trazemos (Rm 5, 12) nos impede de viver essas virtudes.
Ao longo do tempo toma-se o caminho contrário, inverso à vontade de Deus e então, em dado momento, ver-se-á totalmente "cego", em trevas, impossibilitado de vislumbrar as maravilhas de Deus e abandonado à margem da vida, mas bem-aventurado aquele que possui a luz da fé que como Bartimeu percebe que Jesus, o Caminho, cruza com o nosso, clama e vê sua história ser radicalmente modificada. Bartimeu não teve receios desejou, alcançou e a conversão o levou a agora optar por deixar o "caminho" da escuridão, solidão, abandono, opressão, para seguir o Caminho que é Luz, presença constante, liberdade...
Não é Caminho fácil, certamente Bartimeu enfrentou no prosseguir da sua vida as adversidades de "voltar ao início", porém, aquele encontro o impeliu a seguir em frente e não voltar atrás. Infelizmente, muitos voltam, renunciam a graça recebida e dentro em breve vêem-se mergulhados na mesma vida maltrapilha e cheios de orgulho e soberba seguem obstinados em não reconhecer que voltar ao início é preciso.
A Palavra não faz referência, mas, provavelmente, Bartimeu permaneceu na sua conversão e assim ensina as gerações que cruzam seu olhar com esta passagem que o Caminho passará por todos, porém a fé será o diferencial para os que acreditam e os que permanecem incrédulos; e para voltar ao início, converter-se, é necessário fé. A fé leva a conversão, e não o que muitos acreditam que a fé se manifesta após a conversão, na verdade ela é potencializada por Aquele que é o "autor e consumador de nossa fé, Jesus" (Hb 12, 1).
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário