sexta-feira, 8 de maio de 2015

Jesus: a "porta" dos justos (Is 26, 2)

Dentre os tantos termos que a Bíblia no Antigo Testamento utiliza como referência ao Senhor Jesus Cristo: Leão da tribo de Judá (Ap 5, 5), pedra angular (Sl 117, 22; Is 28, 16; Zc 10, 4), destaca-se também o fato de ser apresentado como "porta santa" (Sl 117, 20) e "porta dos Justos" (Is 26, 2).
Essa comparação se mostrará verdadeira no Novo Testamento quando o Senhor Jesus, no sermão do Bom Pastor (Jo 10, 1-21) no versículo 7 afirma: "Eu sou a porta das ovelhas". Portanto, é evidente o fato que todo cristão necessita cruzar uma porta, isso leva a crer, então, que é necessário passar de um lugar a outro, de uma condição a outra, de um realidade a outra, logo fica claro que todo ser humano encontra-se num lugar, num estado, numa condição, numa realidade que precisa ser mudada. Mas, que realidade é essa, e como transpô-la?
A realidade é que pelo pecado encontramo-nos fora da presença do Senhor, encontramo-nos fora da sua graça, encontramo-nos impedidos de participar das suas maravilhas; é o que acontece desde o pecado de Adão e Eva quando expulsos por Deus do Éden foram privados de todas as maravilhas que ali desfrutavam. Assim também é a realidade de cada homem que a cada ato de desobediência vê-se fora do "Éden" que no sermão do Bom Pastor Jesus compara a um "aprisco" e em cujo lugar, segundo a passagem de Salmos 22, 2 é um lugar de "verdes prados e águas refrescantes". Este lugar é segundo as Escrituras prefigurado como a "Jerusalém celeste", o céu.
Consciente de que pelo pecado o homem apresenta-se fora deste lugar de delícias precisa, então, buscar mudar essa realidade, a passar desta situação de estar "fora" para passar para "dentro" (da presença de Deus), para isso é necessário atravessar a porta (Jesus Cristo), e como fazê-lo?
O trecho de Salmos 117, 20 diz: "Esta é a porta do Senhor: só os JUSTOS por ela por ela podem passar". Em Isaías 26, 2 o texto bíblico diz: "Abri as portas deixai entrar um povo JUSTO...", ou seja, passar pela "porta santa" (Is 117, 19), pela "porta das ovelhas" é obrigatória a necessidade de viver como JUSTO. Por quê? Por que Jesus, nosso modelo, foi homem justo como mostra a Palavra de Deus em At 3, 14; 22, 14, Cl 4, 11, por exemplo.
Ser justo é ser o oposto de ímpio, como bem demonstra a passagem do Salmos 1, 1-1-6, logo, ser justo é viver, praticar uma série de virtudes e princípios cujos mesmos viveu e praticou o Senhor Jesus com perfeição. Que virtudes e princípios são esses? Isaías 26, 2-3 já dão alguns indicativos quando diz: "Abri as portas, deixai entrar um povo justo, que RESPEITA A FIDELIDADE, que tem CARÁTER FIRME e CONSERVA A PAZ, porque tem CONFIANÇA EM VÓS..."; nos Salmos 14, 1-5 faz menção ao MODELO DO JUSTO onde inicia com um questionamento sobre quem é merecedor do céu e em seguida dá os indicativos onde diz: "Senhor, quem há de morar em vosso tabernáculo? Quem habitará em vossa montanha santa? O que VIVE NA INOCÊNCIA e PRATICA A JUSTIÇA, o que PENSA O QUE É RETO NO SEU CORAÇÃO, cuja LÍNGUA NÃO CALUNIA; o que NÃO FAZ MAL A SEU PRÓXIMO, e NÃO ULTRAJA SEU SEMELHANTE. O que TEM POR DESPREZÍVEL O MALVADO, mas SABE HONRAR OS QUE TEMEM A DEUS; o que NÃO RETRATA JURAMENTO MESMO COM DANO SEU, NÃO EMPRESTA DINHEIRO COM USURA, NEM RECEBE PRESENTE PARA CONDENAR O INOCENTE. Aquele que assim proceder jamais será abalado."
Todos estes preceitos, além de outros ainda mais desafiadores deixados por Jesus como aqueles que estão em Mt 5, 38-41: "Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita oferece-lhe também a outra. Se alguém te citar em justiça para tirar-lhe a túnica, cede-lhe também a capa. Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil". Tudo isso para mostrar que atravessar a "porta" faz-se necessário vencer a impiedade para viver como justo, e isso somente se dará se aceitarmos a Jesus, o Justo, como o único capaz de nos ajudar a vencer a vaidade e orgulho, dentre tantos outros entraves que fazem impedimento para que uma conversão sincera aconteça e que a possibilidade de transpor as portas e contemplar a glória de Deus, alcançar o céu seja possível.
Eis o desafio ante cada um e que pode ser alcançado basta querer, desejar e perseverar. Seja justo, adentre 'a porta' primeira que é o coração de Jesus e comece a contemplar aquilo que será vivido em plenitude na eternidade e renuncie ao pecado com as suas múltiplas "portas" (Mt 16, 18) que conduzem ao mesmo lugar: o inferno .
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário