segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"Vossa palavra é..., uma luz em meu caminho" Sl 118, 105

A partir do instante que nascemos a nossa vida nos põe a caminho. Temos neste percurso uma certeza e uma decisão: a certeza é que, mais do que da união de dois gametas proviemos de Deus, ainda que muitos refutem, rejeitem esta verdade. A decisão é qual destino tomar: o de retornar para Deus, ao Criador, e viver na sua eterna presença, ou o de ir para o "lugar" da ausência eterna Dele.
Neste peregrinar duas realidades caminham paralelas, porém uma influindo diretamente sobre a outra: a dimensão do que se vê, o mundo físico; e o que não se vê, o mundo espiritual, ambas realidades concretas, que mediante a postura de cada um vão influir decisivamente para o resultado final.
O homem nasceu para a luz, e como criatura de Deus foi criado como luz, pois Deus é luz (I Jo 1, 5), o pecado trouxe sobre o homem trevas. Assim, se Davi no Salmos 50, 7 diz que "Eis que nasci na culpa, minha mãe concebeu-me no pecado", logo nascemos sobre trevas, e assim permanecemos até o batismo, daí Jesus ordenar aos discípulos: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo..." (Mc 16, 15-16), portanto o batismo trás luz às nossas trevas.
Entretanto, o homem torna ao seu estado de pecado (Eclo 3, 29), e assim as trevas vão tomando lugar na vida da pessoa. A dimensão do mundo físico não é capaz de mostrar com clareza esta realidade, pois ela se encontra evidente na dimensão espiritual, mesmo que isso se mostre de forma concreta na dimensão do que se vê quando sobrevem as angústias, os sofrimentos, as dores...
Desvelar por completo esta realidade e levar esta pessoa a ter a real dimensão do que acontece é somente a partir de uma experiência com a Luz do mundo (Jo 8, 12): Jesus Cristo. Ele disse: "As palavras que vos tenho são espírito e vida", "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14, 6), assim, quando o homem tem uma experiência de Deus em Jesus, as suas trevas são agora iluminadas, caem as escamas dos olhos (At 9, 18), e o homem passa a perceber que seus caminhos, que julgava serem corretos, são caminhos de morte.
A partir de Jesus a Palavra de Deus passa a ser companheira constante neste iluminar da caminhada, ajudando a discernir, auxiliar, colaborar em cada passo, pois para este a decisão já foi tomada: optaram por caminhar de volta para a casa paterna, de volta ao princípio (conversão).
As Sagradas Escrituras, cujo dia hoje, cristãos autênticos e nela crentes comemoram, é auxílio seguro neste equilibrar entre a dimensão física e espiritual, daí ser parte integrante da caminhada de cada um, porém, sempre ladeada pela vida de oração e auxílio do Espírito Santo.
Busque Jesus: a Luz do mundo, e as Sagradas Escrituras, luz para o caminho como companheiros constantes e siga seu caminhar fortalecido (a) por ambos e confiante no feliz reencontro, um dia, com o verdadeiro autor da vida: Deus.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário