segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mais um que cai....que pena!!!

O Apóstolo São Paulo foi enfático na passagem de Ef 6, 12: "Pois não é contra homens de carne e sangue que temos que lutar, mas contra os principados e potestades..., contra as forças espirituais do mal espalhadas nos ares". Esta exortação é direcionada, não para aqueles que estão à mercê deste mundo, mas àqueles que conhecem a Verdade, conhecem o Evangelho, não são ignorantes na fé, mas são sabedores que existe uma luta que se trava no mundo espiritual, escondida aos olhos humanos, e que é onde se desenlaça os destinos de cada um.
Portanto, este texto não é para escarnecer, lançar juízo...sobre irmãos na fé que um dia tiveram a graça de serem alcançados pela misericórdia de Deus, de ouvir sua Palavra, Palavra que desperta a fé (Rm 10, 17), fé que os impulsionou a crer e experimentar o amor de Deus, a renunciar o pecado, aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador e assim optar por um novo Caminho para suas vidas; mas a finalidade deste texto é apenas trazer à pauta indagações que me assolam a alma quando testemunho mais um irmão, servo de Deus, empenhado e fervoroso no anúncio do Reino de Deus, depor as armas, deixar o arado e olhar para trás (Lc 9, 62).
Será que esse (a) irmão (ã) fez pouco caso, ou erroneamente deixou-se enganar achando que estaria imune às investidas daquele que não aceita de forma alguma ver uma alma voltar para o aprisco do Bom Pastor? Será que esqueceu das palavra de Jesus: "Orai e vigiai" (Mt 26, 41), e que foram reforçadas por São Pedro que avisava: "Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar" (I Pe 5, 8)?
O fato é que por descuido, sobre a desculpa de decepção, frustração, mágoa, raiva, ou seja qual for o motivo dentre tantos que levam estes servos ao afastamento, o certo é que o "leão" encontrou oportunidade e atacou, e capturou esta vida, que a princípio começa um processo de mutilação e machucaduras pelas garras e dentes desse animal feroz. Feridas essas que tentarão ser "curadas" na volta aos prazeres deste mundo, mas que no fundo se sabe só servirão para torná-las ainda maiores e mais graves.
Isso se refletirá numa vida triste, vazia, ressentida que se avolumará em danos cada vez maiores. Muitos pensam em voltar ao Primeiro Amor, mas sem forças, ou por vergonha, ou devido às mágoas e ressentimentos que as fizeram abandonar o barco não retornam. Continuam sua estrada de quedas e tropeços, tentando compensar aqui e ali com prazeres (dinheiro, pessoas, objetos...), mas incompletas por dentro.
É uma batalha inglória: um esforço de pregações, jejuns, orações, formações, evangelizações, para trazer esta vida à luz para, numa fala, num gesto, numa discordância, numa repreensão, ver-se aquela vida voltar às trevas. Muitos caem, também, em virtude desta triste constatação, pois uma pergunta não cala: "De que serviu tanto desgaste?". Dificilmente aquele que abandona o barco não leva algum consigo, principalmente, os que o (a) tinham como espelho.
Por isso este texto não tem a finalidade, repito, de lançar palavras de acusação sobre quem está vivendo esta realidade, mas irmanar-me a estes no sentido de crer que no fundo gostariam de estarem firmes, mas que por fraqueza, ou seja qual for o motivo, esqueceram das palavras de São Paulo: "Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia" (I Cor 10, 12), e tornaram-se vítimas do leão.
Que Deus Pai Todo Poderoso ajude aos que estão e aos que já estiveram nesta barca que nos ajude a perseverar, a sermos constantes, a termos consciência que seguir a Jesus serão lutas e batalhas a enfrentar, primeiramente contra nós mesmos, que somos vitimados pelo nosso orgulho e vaidade, e assim seguirmos em frente.
Aos que se distanciaram: que o Amor do Pai e do Filho, e a força do Espírito Santo os ajude a voltar; se não puder com suas próprias forças, chame pelo Bom Pastor que o levará em segurança, nos braços, de volta ao aprisco seguro. Você é importante para Deus!
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário