quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Que amor é esse?

Notícia do dia: "Professor mata aluna e depois se entrega". Este professor de Direito, que se envolveu com uma de suas alunas, ao se entregar na Delegacia, com a jovem morta com três tiros no banco do carona, ao ser perguntado qual o motivo, responde: "foi por amor!".
Vê-se neste triste caso ser evidenciado como motivador da tragédia o amor. Percebe-se, então, como esta palavra, como este sentimento, o mais nobre de todos, pois é a definição mais bela de Deus, constatada pelo Apóstolo São João em I Jo 4, 8. 16: "Deus é amor", está longe de ser aquilo que é a essência de Deus nas ações do homem.
A Palavra de Deus sempre mostra o amor de Deus como forma de propiciar o melhor para o outro. Deus criou o homem por amor; Deus livrou seu povo do cativeiro do Egito por amor; sustentou-os no deserto por quarenta anos por amor; introduziu-os numa terra extraordinária por amor; livrou-os de todos os perigos e os fez vencer e subjugar nações por amor; prometeu e cumpriu a vinda do Salvador, seu Filho único, por amor; prometeu que permaneceria conosco até a consumação dos séculos, por amor.
Portanto, a Palavra mostra que amar é dedicar-se, empenhar-se pela felicidade do outro, mesmo que isso lhe custe a própria vida, e foi o que o Senhor Jesus Cristo deixou claro com sua morte de cruz e São João vai reiterar em sua Epístola: "Nisto temos conhecido o amor: (Jesus) deu a vida por nós. Também nós outros devemos dar a vida por nossos irmãos". (I Jo 3, 16), portanto, assistir uma pessoa tirar a vida de alguém e justificar-se dizendo que foi por "amor", é contrário ao que pressupõe a Palavra de Deus.
Na verdade sabe-se que o motivador foi orgulho e mágoa, mesclado a sentimento de posse, típicos de pessoas que não entendem que o amor verdadeiro só pode subsistir na liberdade e não no aprisionamento, além de ser, também, inconcebível para estas pessoas o fato que o amor verdadeiro sobrevive à rejeição, como o de Jesus, mas nem por isso se transforma em ódio e vingança, mas num desejo ainda maior de ver a felicidade e o êxito do outro.
Por fim constata-se, ainda, que este desfecho trágico foi fruto daquilo que o homem ainda não aprendeu, também: o amor verdadeiro não cobra recíproca, e o amor do mundo é baseado nesta via de mão dupla: "Eu te amo se você me ama". O amor de Deus, de quem realmente vive uma experiência de Deus, age como dizia Santa Tereza D'Ávila: "Amar sem esperar nada em recompensa"; ou como dizia São João da Cruz: "O amor não cansa nem se cansa"; ou São Francisco de Sales: "A medida do amor é amar sem medida"...
O mundo, os homens precisam reconhecer a verdadeira dimensão do que é amar; saber que muito mais que sentimento, amar é ato concreto, muitas vezes até ser necessário o rebaixamento e Jesus deixou isto claro na passagem do lava-pés. Este amor que é propalado nas canções, filmes, novelas, é mero palavrório, nada de profundo, por isso dá nisso: frustração, decepção, tragédia!
Deus nos ajude a amar com amor divino, proveniente do Espírito Santo, pois a Palavra de Deus diz: "Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rm 5, 5).
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário