segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

EU SOU SAMARITANA II

 Há que se reconhecer: "A saciedade não está num lugar, está em alguém!"

Narra as Escrituras que Jesus partiu da Judeia para a Galileia, "mas deveria passar pelo território da Samaria" (Jo 4, 4). A Judeia, terra natal do Senhor; a Galileia, terra onde o Senhor Jesus cresceu e permaneceu até o início da missão; ou seja, o lugar das boas memórias, o lugar do agrado, o lugar que suscita felicidade. 

A exemplo do Senhor, todos possuem seu lugar de satisfação, no entanto, para transitar de um lugar a outro, há de se passar pela "samaria", lugar do desconforto, da tensão, da contrariedade..., visto que a sequência do texto mostrará a cisânia que existia entre judeus e samaritanos. Isso demonstra que a alma até possui territórios de agrado, porém, em fronteira com territórios de desagrado, e o lugar do desagrado sempre tende a se sobressair, pois a felicidade completa é o anseio de todos.  Transitar por este lugar desagradável cansa, fatiga, desgasta, daí não se desejar passar por estes lugares e preferir, então, atalhos, mas não para Jesus.

O Senhor deseja a integralidade da nossa felicidade que consiste na restauração completa da alma; a restituição da dignidade perdida no Éden; dignidade que consistia na plena intimidade entre o homem e Deus, a graça de amar com o amor de Deus, a ausência de tensão entre a vontade própria e a vontade do Pai...Daí, Nosso Senhor transitar, a pé, por todos os recantos do território israelense, afim de deparar-se com os "territórios desagradáveis", com as "samarias", pois resgatar, restituir, saciar era o intento que impulsionava o Salvador a empreender com perseverança e amor.

Diante desta ótica, necessário se faz compreender que a sede existente não será debelada em um lugar, visto que são transitórios, passageiros; daí a necessidade de se perceber que voltar ao lugar que nasceu, visitar um lugar paradisíaco, conquistar um bem desejado, saciar a gula, o prazer sexual, enfim, buscar esses "territórios de agrado" não resolverá o problema que seguirá persistente e, cada vez mais crescente em cobrar: "Eu tenho sede! Onde saciá-la?". 

Neste instante, a verdade tem de ser invocada e ela, com precisão responderá: "Não está num lugar. Está em alguém. E esse Alguém tem nome e poder para fazer possível aquilo que se deseja. Esse Alguém é Jesus!". 

Apropriado desta realidade o início da mudança se dará e se a humildade, aliada da verdade for acionada, o processo de restauração, de saciedade terá seu start e Aquele que diz, por intermédio do profeta: "Eis que faço novas todas as coisas" (Is 43, 19) realizará o que mais se deseja: restauração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário