segunda-feira, 13 de julho de 2020

REFLEXÕES DE UM TEMPO DE QUARENTENA (PARTE 2)

Os materialistas já estão confinados!

A reclusão forçada, imposta pelo vírus, tem trazido, como já era de se esperar, angústia e apreensão há muitos cidadãos no Brasil e no mundo. e por quê será que se sentem tão mal estes, enquanto outros, apesar do desconforto, passam por esta prova com maior paciência e confiança, a despeito do clima de terror e histeria instalados?
A resposta a esta questão pode ser encontrada, ainda que não de forma explícita, na passagem bíblica que narra o encontro de Nosso Senhor Jesus Cristo com o jovem rico (Mt 19, 16-26).
Aquele jovem, ao interpelar o Senhor sobre, "O que devo fazer para ganhar a vida eterna?" (vers. 16), ouve de Jesus: "Observa os Mandamentos" (vers. 17), e ante a resposta, o jovem retruca: "Isso já faço desde a minha mocidade!" (vers. 20); então Jesus vai a fundo e exorta: "Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens, dá aos pobres, e terás um lugar no Reino dos céus!" (vers. 21).
Impactado pela proposta desafiadora, o jovem antes cheio de si, vê-se desarmado e decide-se por recusar dando as costa ao Senhor e saindo com semblante triste (vers. 22).
O que se observa neste interregno? O que se pode refletir dessa passagem? Um jovem, que representa qualquer cristão, vem a Jesus com um desejo: a vida eterna; no entanto, trazendo atrelado a si seus apegos mundanos que tanto lhe dão prazer, satisfação, alegria. Ele se mostra praticante dos Mandamentos, ou seja, ligado às coisas divinas, porém, não menos ligado às superfluidades, às fugacidades e ao materialismo dessa vida.
E eis que Nosso Senhor, conhecedor de todos nós nas suas minúncias, percebe tal realidade e vê que esses laços materialistas, essa prisão ao que perece, necessita acontecer. Daí ser imperioso o remédio que para a alma apegada, aprisionada, se faz, na maioria das vezes, deveras amargo, mas necessário; e este remédio é a Verdade.
O jovem se depara com duas verdades: a primeira, que não está tão apto assim ao céu, visto que os Mandamentos são fundamentais, mas sem verdadeiro amor se torna mero cumprimento legalista e que pode ser desobedecido em algum momento; segundo, que a causa é o apego às coisas materiais que geram orgulho por que são fruto do esforço pessoal.
Jesus, então, quando o desafia: "Se queres ser perfeito...", o faz no sentido de trazer ao jovem a realidade de que a vida eterna não é alcançada aprisionado às coisas materiais, sendo, assim, imperioso desapegar-se. Feito isso,  vai apegar-se, agora, a Deus que é prazer, satisfação, alegria em plenitude e sem fim. Além disso, fazer perceber que esse ato não acontece sem o auxílio da graça, de uma ação do próprio Jesus que deixaria claro em outro momento quando afirma: "Se o Filho do Homem vos libertar, vós sereis verdadeiramente livres" (Jo 8, 36).
Infelizmente, o jovem preferiu continuar preso, confinado ao seu materialismo em vez de dar um passo na direção da verdadeira liberdade que trás paz e alegria á alma.
Assim, os que se encontram inquietados e apreensivos em virtude deste claustro forçado, assim se encontram por que não gozam , ainda, da liberdade da alma, pois esta, uma vez livre, não se deixa aprisionar, pois prisão muito mais gratificante á experimenta agora, e futuramente, pelos séculos dos séculos: a presença viva de Nosso Senhor Jesus Cristo reinando na sua vida e no seus coração.
Estes dias difíceis possam promover muitas libertações e que jesus seja a verdadeira alegria para estas almas de jovem rico, tão cheias de si, tão vazias de Deus e tão necessitadas de vida nova.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário