quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Uma árvore de frutos bons (Mt 7, 17)

Todo conhecedor da Palavra de Deus já deve ter percebido, ou se ainda não, que passe a saber que "frutificar" é uma prerrogativa inserida por Deus na realidade do homem; tanto que ao criar Adão e Eva a ordem que lhes dá é: "...frutificai - disse Ele - e multiplicai-vos..." (Gn 1, 28).
Esta ordenança perpassa toda a criação, logo, todos são chamados a dar frutos, mas no nosso caso, que frutos?, pois Jesus no sermão da montanha (Mt 5-7) ao relembrar esta obrigação do homem faz saber aos que o ouvem que existem dois tipos de "árvores" (boas e más), e que de cada uma delas se gera um tipo próprio de fruto (bom ou mal): "Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos." (Mt 7, 17)
Obviamente, Nosso Senhor nos convida a sermos "árvores" que dão "bons frutos", frutos de respeito, perdão, misericórdia, caridade e salvação; frutos que edificam a nossa vida e, por conseguinte, a do próximo; que lhes devolve a dignidade de filhos de Deus perdida pelo pecado e que acarreta aos mesmos sofrimento, dor, perdição, tornando-os, assim, "árvores de frutos maus".
A obrigatoriedade de frutificar tem um peso tal para Deus que a passagem de Mt 21, 18-19 não deixa dúvidas, pois nela o texto bíblico narra que Jesus "de manhã, voltando à cidade, teve fome. Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas só achou nela folhas; e disse-lhe: "jamais nasça fruto de ti". E imediatamente a figueira secou". Em Lc 13, 6-9, Jesus utilizando-se de uma parábola faz, novamente, menção à árvore que não frutifica e a consequência para ela: "Disse-lhes também esta comparação: "Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou. Disse ao viticultor: Eis que três anos há que venho procurando fruto nesta figueira e não o acho. Corta-a; para que ainda ocupa inutilmente o terreno?"
Árvore que não frutifica na obra de Deus não serve, daí a necessidade de gerar, de produzir; mas como fazê-lo? A resposta o Senhor mostra em Jo 15, 1-8 quando ao comparar-se a uma videira diz: "Eu sou a videira verdadeira , e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, Ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e Eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."
O Senhor é enfático: "Quem permanecer em mim e Eu nele, esse dá muito fruto" e o ramo que não der frutos será lançado fora. Não há como ser mais claro: o Senhor Jesus nos pede, exige frutos, agora, eles só acontecerão se estivermos ligados à "videira" que é o Cristo, hoje na sua Igreja, que por meio do Espírito Santo faz gerar essas "árvores" de frutos bons. É  Cristo-Igreja (o viticultor) que na sequência da passagem de Lc 13, nos versículos 8 e 9 diz ao homem (Deus): "Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e lhe deitarei adubo. Talvez depois disso dê frutos. Caso contrário, mandarás cortá-la."
O "adubo" é a Sagrada Escritura, é o Sagrado Magistério, são os Sacramentos, que pela ação do Espírito Santo geram essas "árvores" de bons frutos, os frutos do Espírito citados pelo Apóstolo São Paulo na passagem de Gálatas 5, 22-23 que são "caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança."
Tem-se, portanto, que ter diante dos olhos, incrustrados na mente e no coração essa verdade que precisamos ser as árvores que gerarão frutos, cujas sementes precisam serem semeadas na vida dos irmãos para que gerem outros frutos a "trinta, sessenta, cem por um." (Mt 13, 8)
Una o "ramo" da sua vida a videira verdadeira que é Jesus, permaneça Nele, e que o auxílio e força do Espírito Santo (a "seiva") que possibilita a árvore que é você frutificar, te faça produzir os frutos que o Senhor deseja.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário