sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Família santa é aquela que marido e esposa cumprem os preceitos bíblicos

Um casal que se une pelo Sacramento do Matrimônio deve, ainda durante o namoro tomar conhecimento dos preceitos bíblicos sobre as responsabilidades e posturas de cada um, pois o que se observa de algumas décadas para cá é uma mudança na ordem estabelecida por Deus como sendo a forma salutar para o boa continuidade desta união.
Assim, o que se observa nestes dias é: o homem se eximindo cada vez mais das suas responsabilidades e a mulher tendo que assumir papéis e obrigações que não eram da sua alçada. Com isto, o que se vê são famílias desestruturadas nos seus fundamentos, pois a mulher por ser, muitas vezes, a mantenedora passou a ser, também aquela que determina os rumos do lar, o que não deveria acontecer.
Porém, o que preceitua a Sagrada Escritura sobre o papel de marido e esposa? A Carta de São Paulo aos Efésios no capítulo 5, versículos de 22 a 23 diz: “As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja...”, esta passagem é deturpada, principalmente pelos movimentos feministas, utilizando-se dela para disseminar a idéia que a Bíblia e a Igreja são “machistas” e defendem a opressão da mulher; porém, o erro está na má interpretação do que São Paulo quer dizer com “submissas”.
O Apóstolo Paulo fala de uma submissão no sentido espiritual, visto que a Bíblia em toda a sua extensão tem um sentido literal, porém em cada texto existe este sentido espiritual; assim, a mulher deve ser submissa ao homem em virtude de que ele é, ou pelo menos deveria ser, Cristo em seu lar, assumindo sua missão, como Jesus assumiu, de sacerdote, profeta e rei. Além disso, é papel do homem ser o pastor da sua família. Portanto, a mulher deve entender que é do homem a missão de ser sacerdote (ora, abençoa, amaldiçoa, combate espiritualmente...), profeta (escuta de Deus para o direcionamento da família), rei (governa, ordena, administra, defende...) e pastor (guia sua família para as “verdes pastagens” e para as “águas refrescantes”). Logo, a mulher precisa compreender que ser submissa é não querer tomar para si atribuições que são do marido.
Em relação ao homem São Paulo diz no versículo 25: “Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela...”, portanto, é papel do homem amar (e não “gostar”, querer bem) sua esposa ao extremo de, se necessário dar a vida por ela, o contrário do que se vê nestes dias onde tantos maridos covardes ao contrário, tem tirado a vida de suas mulheres. Logo, se observa nesta passagem que a Bíblia não tem nada de “machista”, mas demonstra todo o seu apreço pelas mulheres.
Numa família santa, marido e mulher tem que terem estes preceitos muito bem compreendidos para que estas distorções e inversões que se observa não aconteçam, para o bom andamento deste lar.
Além disso a Sagrada Escritura ainda faz referência ao papel do homem como aquele que sustenta o lar, principalmente quando combate a figura do preguiçoso (Pv 20, 4), aquele que aconselha, que instrui com sabedoria (Pv 1, 8); quanto à mulher fala da mulher virtuosas (Pv 31, 10-31) onde destaca-a como superior às pérolas (preciosa, vers. 10), confiável (vers. 11), trabalhadora (vers. 13), caridosa (vers. 20),  sábia (vers. 26), responsável em seus afazeres domésticos (vers. 27), elogiada pelos filhos (vers. 28), louvável (vers. 31).
Consciente de sua missão e obrigação, e auxiliada pelo Espírito Santo, essa família caminhará no equilíbrio e harmonia podendo, assim, trilhar um longo percurso na unidade e na paz, sendo esse reflexo de santuário de paz e amor.
Deus te abençoe no nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário