segunda-feira, 14 de novembro de 2011

"Aos que chamam para que Eu os ajude exijo a fé; mas aos que Eu chamo para que me ajudem exijo o amor"

Essa palavras me vieram perante Jesus Sacramentado quando Ele profetizava a todos os servos da Renovação Carismática de Imperatriz por ocasião do Congresso Diocesano. Na profecia o Senhor pedia Amor a obra, amor à missão, e ao ouvir a voz do Senhor nesta exortação me vinha ao coração esta frase.
Das muitas passagens das Sagradas Escrituras que me vinham à mente estava a daquele homem que tinha o filho acometido de um espírito imundo (Mc 9, 17-27) onde o pai acorreu ao Senhor Jesus exclamando: "Se Tu, porém, podes alguma coisa ajuda-nos, compadece-te de nós" (vers. 22), e Jesus responde: "Se podes alguma coisa!...Tudo é possível ao que crê" (vers. 23). O Senhor cobra daquele homem sua fé para que a graça aconteça, e compreendendo a palavra o mesmo responde: "Creio! Vem em socorro à minha fé" (vers. 24).
É uma clara evidência que ir a Jesus com o intuito de receber benção, milagre, vitória, todos podem, mesmo que aos berros, mas só alcançam aqueles que tem fé, pois é ela quem move a resposta de Jesus. Naquela multidão que comprimia Jesus em busca de um milagre, somente uma o tocou verdadeiramente: aquela mulher do fluxo de sangue (Lc 8, 44), porquê? Porque demonstrou fé viva, tanto que Jesus se apercebe do fato e pergunta: "quem me tocou? (Lc 8, 45). Foi um toque diferenciado: foi o toque da fé.
Isto para aqueles que busca o auxílio de Jesus. Porém, aqueles que Jesus chama a auxiliá-lo, a servi-lo, há estes é exigido o amor. Veio-me, então, a passagem do encontro do Senhor com São Pedro após a Ressurreição quando estavam os discípulos a pescar. Após Jesus ter reeditado a experiência da pesca milagrosa (Lc 5, 6) e reconhecerem que era Jesus que estava ali, o Senhor dirige-se, então, a Pedro e lhe pergunta por três vezes: "Pedro, tu me amas?" (Jo 21, 15-17) e a resposta positiva de Pedro Jesus replicava: "Apascenta meus cordeiros".
O Senhor Jesus lhe exigia, portanto, amor à missão. Amor a Deus, primeiramente, como também amor aos cordeiros, ao povo, à Igreja ao qual sobre sí seria edificada, mesmo lhe custando a própria vida, como foi com o Mestre.
Assim, o amor é o preceito principal e essencial para todo o que ouve e acolhe o chamado de Jesus ao serviço da Igreja e do próximo. Apascentar é cuidar, zelar, defender, proteger, ensinar, exortar, é empenhar-se por conduzir aquela vida nos caminhos retos do Senhor no intuito de vê-la crescer na fé, buscar a conversão e perseverar na obediência ao Evangelho de Cristo.
Não pode ser autêntico servo de Jesus quem não assumir um chamado com amor, pois Jesus, nosso modelo, fez tudo por amor. E será sempre o amor o diferencial para que uma vida se decida por Jesus. São João foi quem melhor compreendeu isso, tanto que no seu Evangelho, como na sua Primeira Epístola ele deixa patente essa verdade, chegando ao ponto de afirmar que o que não é filho de Deus: "aquele que não pratica a justiça e não ama seu irmão" (I Jo 3, 10).
Desta forma, servir e amar, são sinônimos para os que Jesus chama a evangelizar.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário