segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Precisamos descobrir o outro (Cont. de Que amor é esse?)

O episódio de Brasília do professor que mata a aluna e ao entregar-se justifica que foi por amor, percebi como o homem necessita redescobrir a sua essência, o seu princípio.
E o nosso princípio é Deus, pois Dele viemos; e se Dele viemos a nossa essência deveria ser a mesma do Pai: o amor. Porém, esta é desvirtuada pelo pecado que é parte da nossa natureza carnal.
Para redescobrir e viver aquilo que deve ser a parte melhor de nós: o amor, por isso precisamos redescobrir a Deus e vivenciá-lo, mas "ninguém viu a Deus senão o Filho", portanto "quem vê o Filho vê a Deus", mas ninguém vê o Pai e o Filho (fisicamente), há não ser no outro.
Eis o segredo: amar o outro, pois amando o outro, ama-se ao Filho, e este será amado por Deus, e então tornar-se-á, verdadeiramente, um filho de Deus. Por isso que São João é enfático "Todo o que não pratica a justiça não é de Deus, como também aquele que não ama seu irmão" (I Jo 3, 10).
O mesmo São João diz: "...fomos transladados da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos" (I Jo 3, 13). É profundo demais observar-se que o outro é a parte que permite deixar um caminho de morte para um caminho de vida, e sabendo o inimigo de Deus dessa verdade, é que ele se utiliza dessas pessoas, como este professor, para ceifar vidas com o subterfúgio ridículo que foi por amor.
Nesta pessoa não habitava amor, mas o ódio; e São João afirma: "Quem odeia seu irmão é assassino" (I Jo 3, 15), quem não descobrir em si esta verdade é um potencial assassino, não somente no sentido concreto de extirpar a vida de alguém fisicamente, mas de tirar a vida do outro com palavras, por exemplo, palavras que tem "matado" a fé, a esperança, a alegria, a auto-estima, a coragem..., e lançam essas vidas numa morte interior, espiritual.
Este mundo mesquinho e individualista precisa descobrir o verdadeiro amor e São João mostra a resposta e o desafio: "Nisto temos conhecido o amor: (Jesus) deu sua vida por nós, também nós outros devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos" (I Jo 3, 16).
Precisamos descobrir o outro para nos redescobrirmos e compreendermos que é nele e por ele que, então, poderemos ter "confiança diante de Deus, pois a nossa consciência de nada nos censura" (I Jo 3, 21), mas para isso é necessário que se observe os mandamentos: "Crer no nome de Jesus e amar uns aos outros como Ele nos amou" (I Jo 3, 23).
Caminhar nesta vida prescindindo do outro, do próximo, do irmão, é renegar a Deus e "se nós O renegarmos Ele nos renegará" (II Tm 2, 13), mas se perseverarmos até o fim "Ele nos dará a coroa da vida" (Ap 2, 10).
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário