domingo, 9 de fevereiro de 2020

"Precisamos ser trigo (doação)

"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto." (Jo 12, 24). Assim ensinava o Senhor Jesus Cristo aos discípulos, demonstrando a clara necessidade de que a boa semente, o excelente grão, é aquele que será capaz de morrer para que possa, então, gerar novos grãos.
A metáfora do grão de trigo utilizada por Nosso Senhor é preciosa em todo o ensinamento nela contido, pois na figura do grão estão demonstrados elementos que são imperiosos para que todo o itinerário espiritual aconteça de maneira exitosa.
Assim, Jesus demonstra que, para que haja um grão a ser colhido, deve haver um grão a ser plantado; e para que seja plantado, faz-se necessário que esse grão seja de boa qualidade; e a boa qualidade é resultante de uma boa planta, que foi cuidada, regada, adubada; mas para que haja boa planta , há que se tenha um bom terreno, um bom campo, de terra fértil.
A alma, então, é esse campo que necessita dos cuidados necessários para tornar-se apta, e isso se dará com a limpeza do joio e outras ervas daninhas que representam os vícios e males que tornam esse terreno inviável.
Terreno limpo pela libertação de todo pecado, agora tem-se a necessidade do "adubo" da irrigação, que serão obra do Espírito Santo. Findo esta preparação é hora do semear, e a semente, o grão excelente é a Palavra de Deus que caindo neste solo preparado não demora a germinar e irromper da terra com seus primeiros traços, jovem, é verdade, mas já cheia de vigor e disposição para tornar-se planta vigorosa.
A medida que cresce, amadurece e torna-se de um dourado cheio de formosura, os campos cheios dela tornam-se de um dourado quase esbranquiçado e o romper dos cachos, carregados de grãos dispostos numa organização simétrica que encanta os matemáticos, agora se mostram prontas ao próximo ato.
E o ato seguinte é a colheita, onde o ceifador terá que apresentar extrema habilidade em não demasiar na força do corte afim de que os grãos não se percam.
Colheita realizada, grãos separados do restante da planta, é hora de tomar destino: ou tornar-se-á pão, e para isso imperioso se faz que seja triturado, moído, afim de tornar-se farinha, elemento principal para que o alimento exista; ou tornará ao seio da terra para, ali morrendo, ressurja como nova planta que gerará muito mais grãos.
Essa epopeia do grão de trigo trás em seu bojo uma verdade: necessário se faz a doação, a entrega total de si. É o que aconteceu com Jesus que se fez modelo para os seus discípulos e para a Igreja vindoura, onde, sendo Ele o grão mais perfeito entre todos, permite-se, ao mesmo tempo, ser triturado pelas dores da Paixão para tornar-se o Pão da Vida (Jo 6, 35. 48)na presença real da Eucaristia, bem como voltar ao solo, ser enterrado para brotar vivo e majestoso na sua Ressurreição.
A atitude do Senhor trouxe-nos justificação e paz com Deus (Rm 5, 1). A firme decisão de imitá-Lo, permitindo que nos conduza como grãos gerados a partir da Sua Palavra e do Seu Santo Espírito, a nos deixarmos morrer para a nossa vontade, nos trará salvação: "Porque o que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, irá salvá-la. (Mc 8, 35)
Os egoístas, apaixonados por si mesmos, serão grãos inúteis que definharão e se tornarão imprestáveis. Os altruístas, apaixonados por Jesus, serão grãos excelentes que se restabelecerão a cada colheita, pois o amor não passará jamais.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário