terça-feira, 19 de janeiro de 2016

"Portanto, se com tua boca confessares...serás salvo!" (Rm 10, 9)

É interessante constatar como todo agir de Deus passa, necessariamente, pela força da palavra, pois por meio dela tudo se fez e esse faça-se (fiat) que gera toda a Criação culminando em Adão vai repetir-se, futuramente, com Maria Santíssima que na sua resposta ao apelo do anjo diz: "Faça-se" (fiat) o que gerará o novo Adão: Jesus.
Ao longo de toda a Bíblia é a palavra que distanciará ou aproximará o homem de Deus e no projeto salvífico do Pai isso se tornará mais evidente em Jesus, pois a salvação que Ele possibilitará à humanidade passa pelo crer (Jo 3, 16), e crer significa ter fé, e a fé tem que ser expressa, confessa (Rm 10, 9).
Assim, a salvação passa pela ação da palavra, por isso Jesus em várias passagens dos Evangelhos realiza milagres, prodígios variados devido ser tocado por essa fé professada.
É o que se observa em três casos interessantes: o primeiro é o da mulher do fluxo de sangue (Mc 5, 25-34) que ao tocar na orla do manto do Senhor Jesus fica, instantâneamente, curada; porém, o que passa despercebido a muitos é que antes da ação de tocar ela proclama sua fé em Cristo ao declarar: "Se tocar, ainda que seja na orla do seu manto, estarei curada" (vers. 28), e assim a graça aconteceu.
Um segundo exemplo  é o da cura do servo do centurião (Mt 8, 5-13) onde as Escrituras narram que o Senhor Jesus ao ser interpelado pelo soldado romano oferece-se para ir à casa mesmo e restabelecer a saúde do enfermo; no entanto, Jesus é surpreendido pela profissão de fé daquele homem que exclama: "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado" (vers. 8). Tal confissão impactou Jesus de tal maneira que levou o Senhor a declarar: "Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel" (vers. 10).
Um terceiro caso é o da cananéia (Mt 15, 21-28) que interpela Jesus para que liberte sua filha do mal que a acomete; após muito clamar, chegando a irritar os discípulos e Jesus, recebe do Senhor uma resposta dura: "Não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos" (vers. 26), e mais uma vez o Senhor se verá sendo surpreendido por uma profissão de fé impactante: " Certamente, Senhor, replicou-lhe ela; mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos" (vers. 27). Jesus, profundamente tocado, declara: "Ó mulher, grande é tua fé! Seja-te feito como desejas" (vers. 28).
Chama a atenção nestes exemplos o fato de que Jesus não faz acepções no sentido de que a mulher hemorroíssa era judia (como Jesus), mas o centurião e a cananéia eram pagãos, isso para indicar que a graça está acessível a todos desde que creiam e reconheçam que a confere: Jesus, o Senhor, e os três O assim reconhecem.
Jesus em várias passagens como a da mulher do fluxo de sangue deixa evidenciado que a fé "a salvou" e não somente "a curou", pois o propósito maior do Senhor é a salvação do homem; para isso Jesus após a ressurreição deixará como obrigatoriedade aos discípulos a necessidade de ser batizado (Mc 16, 15-16) o que não se sabe se veio a acontecer com os exemplos aqui explicitados.
Infelizmente, nestes tempos de apostasia confessar Jesus como Senhor pela fé tem sido cada vez mais um desafio para a Igreja, visto que a tentação do Éden de que qualquer um pode ser "deus" e assim ser "senhor" de sua própria vida e história, sem necessitar de auxílios superiores, tem levado muitos a rejeitar confessar Jesus.
No entanto, para aqueles que não se deixaram enredar pelo engano da "serpente" seguem crendo firmemente no que declara São Paulo na sua Carta aos Romanos que a salvação passa por confessar Jesus como Senhor pela fé, por isso o "justo viverá pela fé" (Hab 2, 4; Rm 1, 17), por isso que a palavra de fé sempre terá essa força salvífica para sí e para outros.
O Espírito Santo que concede o carisma da fé (1 Cor 12, 9) suscite nos corações a força para professar sem dúvidas ou receios a crença no "nome que está acima de todos os nomes" (Fl 2, 9) e que a todos quer salvar.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário