quarta-feira, 8 de julho de 2015

Odres novos para um vinho novo

"Não se coloca tampouco vinho novo em odres velhos..." (Mt 9, 17), assim ensina Nosso Senhor Jesus Cristo ao fazer menção a uma mudança de vida, de conversão, necessária e fundamental para todo aquele (a) que se propõe a viver uma vida, verdadeiramente, cristã.
A metáfora do odre e do vinho no contexto da mensagem pode ser compreendida tomando-se como base a passagem do Evangelho de São João 2, 1-12 quando, nas bodas de Caná, Jesus é, em certo momento da festa, alertado por Maria, sua mãe, que o vinho acabara e que os noivos passariam vergonha (vers. 3).
Jesus, a princípio, argumenta não ter chegado a sua hora (vers.4), no entanto, mediante o materno apelo de Maria Santíssima, determina aos serventes que providenciem encher as talhas (odres) que se achavam vazios com água (vers. 6-7). As talhas eram de pedra e em número de seis o que leva a duas reflexões: primeiro, as talhas são qualquer pessoa, e isso pode ser compreendido a partir da passagem de Mt 16, 13-19, em particular na profissão de Simão que ao ser questionado, juntamente com os discípulos, pelo Senhor: "E vós quem dizeis que Eu sou?" (vers. 15), responde: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo" (vers. 16), e escuta de Jesus: "Feliz és tu Simão, filho de Jonas, por que não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus" (vers. 17), e completa: "Eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.." (vers. 18).
Pedro é comparado a uma "pedra menor", a ser assentada sobre a "pedra maior": Jesus; assim, as "talhas" (pedras) são os homens que aderem a Cristo e são incorporados a sua Igreja (CIC, 1267), mas que são dependentes Daquele que é a "talha maior" capaz de preencher as "talhas vazias", primeiramente com água, a água do Batismo, que na verdade é a "água viva" que foi oferecida à samaritana (talha vazia) de Jo 4, 10-15, e posteriormente com vinho.
Mas que vinho? A resposta está na passagem de Ef 5, 18 onde São Paulo recomenda à comunidade de Éfeso: "Não vos embriagueis com vinho, que é fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito". O vinho melhor é o Espírito Santo que tem várias características, por exemplo: enebria, daí o fato de na passagem de Pentecostes (At 2, 1-4) os discípulos e demais que estavam no cenáculo, ao receberem a efusão do Espírio Santo terem sido acusados pelos que estavam fora de estarem todos embriagados (At 2, 13).
"Vinho" que dá coragem, principalmente ao tímidos, e é como se encontravam aqueles discípulos trancados e com medo dos fariseus e romanos após a morte de Jesus (Jo 20, 19), mas que ao receberem o sopro do Espírito Santo (vers. 22) passaram a proclamar o Evangelho do Senhor com coragem e intrepidez (At 4, 31).
A segunda reflexão é quanto ao fato de serem seis talhas, que só puderam ser cheias por uma talha maior (a sétima), mostrando aquilo que se ensina sobre o número sete ser a plenitude de Deus. Cada ser humano, toda a humanidade será incompleta se não tiver Deus, na pessoa de Jesus, por meio do seu Santo Espírito a completá-las, a elevá-las, a enchê-las do "vinho novo" do Espírito Santo e fazê-las não somente odres novos, mas homens novos (Ef 4, 24) como diz São Paulo, pois assim o foi com a samaritana que já havia tido cinco maridos, e o atual não lhe pertencia (sexto), mas um dia encontrou-se com o sétimo: Jesus (Jo 4, 7) que naquele diálogo pôde encher o odre velho, a talha vazia de sua vida com a "água da vida" e o vinho novo do Espírito Santo, e assim, aquela "talha" vazia, que não se enchia nunca, pois como bem diz a canção "não dá pra preencher vazio com vazio", pôde ela ver-se agora cheia, plena, transbordante e capaz de partilhar o seu vinho novo com outros (Jo 4, 28-29).
Deixe ser preenchido o odre, a talha da sua vida com o saboroso vinho do Espírito Santo, e experimente o que experimentaram Maria Santíssima, os apóstolos, a samaritana e tantos outros homens e mulheres que ao longo da história da Igreja fizeram essa experiência e tiveram suas vidas transformadas.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário