quinta-feira, 11 de junho de 2015

Os santos da Igreja nos ensinam o que somos: NADA!

Mergulhados em um mundo secularizado, onde a exaltação do ter como forma de exaltar o ser alguma coisa, que arrasta a tantos aos mais terríveis desvairios e absurdos, nada melhor que refletir sobre esta temática à luz daqueles que, ao lançarem-se decididamente em buscar Jesus, encontraram o real significado do termo NADA.
É fato que a exaltação do "si mesmo", que trás como consequência um individualismo exacerbado, é a tônica destes tempos, e o fruto amargo desta cultura é um crescente descaso do ser humano pelo ser humano. O culto a si mesmo a partir da crença que por seu próprio esforço pode ser TUDO o que quiser tem conduzido o homem por uma estrada tortuosa que terá como ponto final o abismo e a morte.
Onde está a causa desse desvio, então? As Sagradas Escrituras, através das palavras do Apóstolo São Paulo descritas em Romanos 1, 25 dão um primeiro indicativo quando diz: "Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!", palavras que ressoam, de certa forma, aquilo que já era um aviso do próprio Senhor Jesus quando disse: "Deixai-os. São cegos e guias de cegos. Ora, se um cego conduz a outro, tombarão ambos na mesma vala" (Mt 15, 14).
Percebe-se, então, que o homem ao abandonar as VERDADES DE DEUS envereda pelas suas próprias orientações, ou pior ainda, permite-se ser influenciado pelas orientações de outros (os guias cegos!). A consequência será esta que Jesus adverte: a vala, a morte, a perdição. E tudo por quê? Porque o homem busca insistentemente ser TUDO, inclusive Deus de si mesmo e a fonte deste devaneio chama-se apostasia.
Agora, contrariamente a tudo isso, o que nos mostra aqueles que abraçaram o seguimento de Jesus, que ao contrário dos guias cegos, é o Caminho santo, é o Caminho estreito, é o Caminho, Verdade e Vida, que ao contrário de uma vala nos guiará ao "aprisco seguro" que é o céu? Estes gloriosos homens e mulheres que se aplicaram tenazmente com todo o seu coração a conhecer Jesus e aprender Dele as Verdades que os levariam em segurança ao céu, foram unânimes em declarar que, dentre os muitos ensinamentos que receberam de Jesus por meio do Espírito Santo, está a realidade que o ponto de partida para reconhecer-se alguma coisa perante Deus é reconhecer-se NADA.
Esta descoberta está patente nas palavras destes heróis da fé como Santa Terezinha do Menino Jesus quando clama ao Senhor: "Faz do meu NADA amor!"; em Santo Afonso de Ligório quando afirma: "De nós mesmos só temos o nosso NADA e o nosso pecado!"; em São João da Cruz quando declarava: "A vós tudo, a mim NADA"; ou ainda Santa Tereza D'Ávila que em seu Livro da Vida reconhecia-se um "verme". Todos estes santos somados a tantos outros fazem eco à mesma conclusão: "Se somos alguma coisa, é porque Aquele que é tudo trouxe-nos do nada à existência", pois é o que ensina a Palavra em Sabedoria 11, 25 quando diz: "Como poderia subsistir qualquer coisa, se não o tivésseis querido, e conservar a existência, se por vós não tivesse sido chamada?".
É insofismável esta verdade: "Se existimos é porque Deus assim o quis!", mas o homem cego, empedernido, descrente, distante de Deus refuta com veemência esta realidade lançando nas mãos do "acaso" aquilo que é fruto de um projeto de amor. Deus por amor nos quis, nos desejou, nos trouxe à existência a partir de nossos primeiros pais Adão e Eva, e reconhecendo o nosso nada elevamos um louvor a Deus e exaltamos sua grandeza e poder criador, e assim somos felizes; ao contrário dos que buscam ser tudo a partir de uma auto-exaltação que só lhes trás confusão e infelicidade.
Eu me reconheço um NADA perante o Senhor, totalmente dependente da sua misericórdia e perdão, e me alegro nesta realidade. Abrace esta verdade que não é, de forma alguma causa de confusão, mas de certeza que estamos fundados na rocha da verdade que é Jesus e assim erigimos uma vida firmada num fundamento sólido.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário