terça-feira, 21 de abril de 2015

"Buscai ao Senhor enquanto se deixa encontrar" (Is 55, 6)

Este foi não só um pedido, mas como que um clamor de Deus ao seu povo que se encontrava mergulhado no pecado da desobediência, da idolatria, da violência, vivendo ao bel prazer de suas vontades e pagando o preço de sua opção. O Senhor, então, olha com toda a sua misericórdia de Pai e faz essa recomendação como que dizendo: "Eu estou aqui, e desejo mudar esta situação!".
Assim não é conosco também? É fato que nossa natureza decaída tendenciosa ao erro, ao pecado, a dar as costas para Deus, a desobedecer a Deus, a fazer o que a nossa vontade quer, nos leva a colher os frutos dessa "liberdade" sem Deus; e esses frutos são dor, angústia, tristeza, opressão, inquietação, falta de paz, desespero...; tudo o que passava o povo de Israel no contexto de Isaías 55, 6-13, e que assim se mostra na vida de muitos de nós.
Onde encontrar, então, a solução? Deus responde: em mim! "Buscai-me, pois me deixo encontrar!" (vers. 6), no entanto, orgulho e vaidade impedem esta ida até a solução, por isso que o Catecismo da Igreja Católica é imperativo em afirmar que "Deus sempre toma a iniciativa em relação ao homem", pois o amor de Pai sempre o impulsionará a estender a mão, a oferecer auxílio aos filhos de "cerviz endurecida" (Jr 17, 23).
Por quê faz questão o Senhor Deus de nos encontrar? Porque, em primeiro, só temos esta vida para nos reconciliarmos com Ele, assim deixa claro São Paulo em Hebreus 9, 27 quando diz: "Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo..."; logo, tem-se somente esta vida, esta passagem, para alcançar o que Deus mais quer: a nossa salvação; para isso, em segundo, Deus quer nos arrancar da escravidão do pecado; por isso que no versículo 7 exorta: "Renuncie o malvado a seu comportamento e o pecador a seus projetos; volte ao Senhor, que dele terá piedade e a nosso Deus que perdoa generosamente."
O pecado é uma escravidão, e quem afirmou isso foi o próprio Senhor Jesus quando disse: "Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo." (Jo 8, 34), e ser escravo, nesse contexto, significa sofrimento, tristeza, dor...e Deus não deseja isso para os seus filhos; Deus retirou Israel do Egito (lugar da escravidão, do sofrimento, da dor...) das mãos do faraó (o diabo), para a terra prometida (lugar de fartura, liberdade, alegria, gozo...) porque queria o melhor para os seu povo eleito; da mesma forma faz o mesmo a cada um quando no Batismo nos tira desse "Egito" e nos leva para uma "Canaã" (o coração de Jesus). Mas para que essa libertação do pecado aconteça é necessário buscar Aquele que pode e quer ajudar, e que se deixa encontrar.
Em terceiro, Deus nos quer encontrar porque nos quer fazer homens novos, restaurados, transformados como evidencia o profeta: "Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, em lugar da urtiga, crescerá a murta." (Is 55, 13). Ora, o que pode ser uma vida que se pauta pelo pecado? Que semente lança no "solo" do seu coração? Provavelmente, sementes de espinheiro e urtiga, daí perceber-se quantas pessoas "espinhosas" cujas palavras, atitudes, comportamentos, posturas, tem apenas a capacidade de machucar, ferir, e até matar.
São pessoas sem atrativo nenhum, pois que atrativo possui a urtiga? Quem cultiva tal planta? Para que serve? Para nada! Quantas urtigas e espinheiros ambulantes, aquelas pessoas que de tão má presença e desagradáveis só de se saber que estão presentes no local já provocam aquele comentário: "Nossa acabou a graça! Fulano (a) chegou!", tornam-se seres humanos dispensáveis, indesejáveis. Agora quando libertas do pecado, transformadas pelo amor de Deus e cheias da presença do Espírito Santo tornam-se ciprestes, murtas, ou seja, árvores vistosas, agradáveis, aprazíveis, são aquelas pessoas que a falta é sentida porque refletem Deus nas palavras, nas atitudes, no comportamento, no sorriso, no abraço, enfim, exprimem Deus. E é para realizar esta transformação que Ele se deixa encontrar.
Por fim, por quê Deus nos quer encontrar? É o que já foi dito antes: porque deseja nos salvar. Qual foi a missão de Jesus? "Por que o filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido" (Lc 19, 10). Deus quer a nossa salvação, Deus nos quer na Canaã eterna que é o céu, Deus nos quer encontrar aqui, para que não percamos a graça de um dia nos encontrarmos com Ele lá, na Jerusalém celeste, na glória eterna, no lugar que Cristo disse que iria preparar para nós (Jo 14, 3).
E até quando Deus aguardará essa nossa decisão em buscá-lo? Até o nosso último suspiro; no entanto, Ele deseja que seja o mais breve possível, deseja que seja hoje, agora, só necessita que abra seu coração, reconheça seus pecados e reconcilie-se, declare a Jesus como Senhor e salvador, e proponha-se a acolher sua Palavra, seus Mandamentos, voltar para o cola da Mãe (a Igreja) e ser fiel até o fim e o prêmio será a coroa da vida (Ap 2, 10).
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário