sábado, 20 de setembro de 2014

Zaqueu e Bartimeu: duas histórias, um mesmo final!

Em certo momento, o Evangelho de São Marcos (Mc 10, 46-52) narra uma passagem da vida de um homem chamado Bartimeu; o Evangelho de São Lucas (Lc 19, 1-10) faz menção a uma passagem da vida de um outro homem: Zaqueu.
O que há de interessante? O que há de importante nas vidas desses dois personagens? O final da história mostrará. Os dois possuem diferenças e semelhanças nas suas trajetórias: quanto às diferenças o texto bíblico mostra que Bartimeu possuía uma deficiência física (cegueira) e era mendigo, enquanto que Zaqueu não possuía qual quer deficiência (apesar de que era de baixa estatura, mas não dá pra afirmar que era anão!) e era rico. Quanto às semelhanças, os dois eram conterrâneos: eram da cidade de Jericó; além disso viviam a triste experiência da exclusão.
Bartimeu era excluído pela própria condição de mendigo, provavelmente, alguém maltrapilho, sujo, mal-cheiroso..., condições que provocavam, pressupõe-se, repulsa e desejo de distanciamento. Do outro lado Zaqueu que era excluído, não pelo aspecto degradante, mas pela posição e cargo que exercia (cobrador de impostos), o que certamente, provocava no povo raiva e indignação, além do mesmo sentimento de repulsa e distanciamento.
Ser, portanto, tão desprezado deveria ser motivo para carregarem consigo ódio, desprezo, indignação, lamúrias, e uma séria de outros sentimentos. No entanto, estes homens iriam demonstrar mais uma característica coincidente que iria se manifestar num momento em especial: eles tinham fé.
O momento especial foi quando se depararam com o Senhor Jesus; Bartimeu ao ouvir a barulheira causada pela multidão que seguia a Jesus indaga: "O que está acontecendo?", e ao lhe responderem que era Jesus que vinha passando não teve dúvidas em clamar o socorro do Senhor. Narra a Palavra que ao ouvir os apelos de Bartimeu Jesus se aproxima e questiona: "O que queres que Eu te faça?", e de pronto responde: "que eu veja!", e a graça acontece.
Zaqueu também ficou sabendo que Jesus iria passar pela cidade, porém, como mero curioso, não fez barulho, mas preferiu subir numa árvore e ficar distante. Não contava ele, que seria visto pelo Senhor e ouviria o pedido que lhe transformaria para sempre: "Desce depressa por que preciso estar hoje em tua casa!". Zaqueu o recebeu e foi o suficiente para que a graça acontecesse na sua vida, também.
O que permitiu a esses dois homens receberem tal graça? A fé. A partir do instante que creram em Jesus e abriram seus corações, o Senhor pôde agir e a mudança aconteceu, a conversão aconteceu, e aqueles dois homens que tinham em comum a rejeição, a exclusão como realidade nas suas vidas, puderam, a partir daquele encontro, verem suas histórias recontadas.
Isto porque Jesus nunca realiza uma graça específica, ou seja, Ele não apenas curou a cegueira de Bartimeu, ou a ganância de Zaqueu, mas o Senhor os curou por completo. Naquele encontro foram perdoados, curados de todos os sentimentos ruins, de todas as lamúrias, palavras de maldição, enfim, a transformação interior foi tal que ambos passaram a seguir a Jesus.
Estas duas histórias mostradas pelas Sagradas Escrituras vêm mostrar que certas situações acontecem independente da nossa vontade: caso de Bartimeu; outras vezes, o próprio indivíduo e o responsável por chegar aquela situação: caso de Zaqueu. Mas o que importa é que sendo responsável, ou não, Deus, em algum momento, irá perpassar a nossa trajetória e o fundamental é que se esteja atento há este momento e que não deixe a graça passar.
Felizmente, não foi o caso de Bartimeu e Zaqueu, mas infelizmente o que se observa, também, é uma grande quantidade de pessoas que vivendo a triste realidade da exclusão, o da auto-exclusão, preferem agarrar-se à vaidade e ao orgulho é optar por recusar a "mão estendida" que se lhe apresenta, até mesmo a de Jesus. Ao optar por este caminho percorrerá uma estrada de rancor, ódio, amargura que o levará a um triste fim.
Esta não é a vontade de Deus, pois Jesus declarou que veio para que todos tivessem "vida em abundância" (Jo 10, 10) e era justamente o que faltava a Bartimeu e Zaqueu, mas passaram a tê-la a partir do momento que deram uma chance a si próprios ao abrirem seus corações e deixarem Jesus agir.
Faça o mesmo você também, e experimente o maior de todos os milagres: a graça de de ser amado e resgatado por Deus.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

15 comentários:

  1. Esse estudo me ajudou muito que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Amém, o Senhor Jesus continue realizando suas maravilhas na tua vida. Deus seja louvado. Abraço!

      Excluir
  3. Deus abencoe me ajudou bastante. entender

    ResponderExcluir
  4. Que a graça de Deus alcance todos nós

    ResponderExcluir
  5. Gloria a DEUS por essa palavra, refleti muito e nunca ti olhado por esse ângulo 👍👍

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosa explicação! Ouço sempre a pergunta, de qual era a diferença de Zaqueu e Bartimeu,fiquei impactada tão poderosa foi a mensagem ! Deus nós abençoe! Graça e Paz do Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  7. Palavra abençoada. parabéns que Deus sempre de a vc. sabedoria

    ResponderExcluir
  8. Adeus abençoe vocês que trabalham nestes enciname emcinamentos edificantes.

    ResponderExcluir