quinta-feira, 14 de agosto de 2014

"Porque Ele disse e tudo foi feito, Ele ordenou e tudo existiu." (Salmos 32, 9)

Existem vários aspectos da ação sobrenatural de Deus no mundo e nas pessoas, mas nada supera o poder da sua Palavra -  não somente a palavra escrita no Livro Santo -, mas a Palavra proclamada, a palavra pronunciada, aquela que proferida é a extensão do próprio Deus.
O Gênesis narra a Criação sempre iniciando com a frase: "Deus disse..." (Gn 1, 3.6.9.11.14.20.24.26.29) e ao que proclamava tudo se realizava, daí o próprio Davi no Salmos 32, 9 declarar: "Porque Ele disse e tudo foi feito, Ele ordenou e tudo existiu." (Salmos 32, 9), porque em Deus existe essa potência capaz de transmutar o invisível em visível, o inexistente em existência...
Ao longo das Sagradas Escrituras constata-se toda a imensa força da Palavra de Deus, a Criação por si só já seria suficiente, no entanto, ao percorrer-se o Antigo Testamento não são poucas as passagens que servem de exemplo. Como não ser tocado pela força desta Palavra quando nos lábios de Elias que ao ser que ao ser mandado por Deus para ser sustentado por uma viúva encontra a mesma em extrema penúria ao ponto de dizer que só possuía um pouco de óleo e farinha os quais os usaria para prepararia para si e para o filho antes de morrerem (I Reis 17, 12), ouve do profeta a seguinte palavra: "Porque eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: a farinha que está na panela não se acabará, e a ânfora de azeite não se esvaziará, até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a face da terra." (I Reis 17, 14) e o resultado foi que "A farinha não se acabou na panela nem se esgotou o óleo da ânfora, como o Senhor o tinha dito pela boca de Elias" (I Reis 17, 16).  
Como não ser tocado pela força desta Palavra quando nos lábios de Eliseu que ao ser interpelado pelo general sírio Naamã a fim de ser curado de lepra, ouve do profeta a seguinte palavra: "Vai, lava-te sete vezes no Jordão e tua carne ficará limpa." (II Reis 5, 10) e depois de relutar resolve fazê-lo e o resultado foi que "sua carne tornou-se tenra como a de uma criança" (II Reis 5, 14).
Agora, quando se adentra o Novo Testamento e se depara como os Evangelhos onde agora está manifesto "o Verbo que se fez carne" (Jo 1, 1), é que se observa a tamanha força da Palavra de Deus. São passagens emblemáticas e que forçosamente nos leva a refletir sobre essa ação extraordinária; é o caso das curas (cegueira, lepra...), Jesus nem declarava uma palavra de ordem - sê curado -, por exemplo, mas como no caso dos dez leprosos (Lc 17, 12-19) apenas ordena "Ide, mostrai-vos ao sacerdote" (vers. 14), e a cura aconteceu; as ressurreições (filho da viúva de Naim, da filha de Jairo, de Lázaro), este último o Senhor apenas fala: "Lázaro, vem para fora!" (Jo 11, 43), e o milagre aconteceu.
Refletir o poder da Palavra do Senhor é refletir o milagre eucarístico que assim como o Senhor proclamou na Santa Ceia sobre o pão e vinho dizendo: "Isto é o meu corpo...isto é o meu sangue..." (Lc 22, 19-20), pela palavra do sacerdote o milagre se repete em cada Santa Missa.
Por que Ele disse, a carne apodrecida do leproso se restaura de forma espetacular, assim como a carne decomposta de um morto; isso significa, biologicamente falando, constatar que células mortas, moléculas já inertes voltam ao funcionamento normal de forma inexplicável; um pão que é puro carboidrato se transmutar em carne, o que significa dizer que agora também contém proteínas, lipídios; água (inorgânica) muda-se em vinho (orgânico), logo, a Palavra de Deus não segue a racionalidade e a regra normal das coisas e por isso são tão grandiosas.
Por estas e outras é que São Paulo diz que ela é "viva e eficaz", em todos os sentidos e por isso "digna de fé", de ser acolhida, vivida e respeitada, recordando-se mais uma vez que aqui faz-se menção não somente ao Livro mas àquela Palavra destacada em Isaías 55, 11: "...assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão."

Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário