terça-feira, 29 de julho de 2014

Ressuscitai para ressuscitar!

Certa vez, Padre Fábio de Melo disse numa pregação a seguinte frase: "Enquanto o Senhor não me concede a capacidade de ressuscitar os mortos, que me dê a capacidade de ressuscitar os vivos!". Não sei qual o mais difícil, pois ressuscitar vivos para Jesus, se lembrarmos da passagem do jovem rico, talvez seja mais complicado.
No entanto, um e outro pode ser possível, e isso é mostrado nessa belíssima e profunda passagem do Evangelho de São João capítulo 11, 1-44 onde Lázaro, irmão de Maria e Marta, amigos de Jesus, acabara de falecer e Jesus tomando conhecimento do seu estado grave decide voltar para ajudá-lo. Detalhe que Ele e os discípulos acabavam de saírem fugidos daquela região, mas o Senhor diz aos discípulos que iria retornar; a lição que o Senhor deixa para nós é que para "ressuscitar" uma vida o risco é necessário.
Ao chegar à cidade Jesus é interpelado por Marta e, logo em seguida, por Maria que lança-se-lhe aos pés e exclama: "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido!" (vers. 32); creio que essas palavras soaram aos ouvidos de Jesus não como uma lamúria, mas como uma profissão de fé; seria como se Maria tivesse dito: "Se o Senhor tivesse chegado a tempo certamente ele seria curado, pois o Senhor tem poder para fazê-lo".
A sequência do texto sagrado narra que o Senhor foi levado às lágrimas (vers. 35), e mediante aquelas palavras de fé toma a decisão de ir ao sepulcro e dá uma ordem: "Tirai a pedra" (vers. 39). Jesus decidira ressuscitar Lázaro. Ao que retiraram a pedra Jesus ora ao Pai e dá a ordem: "Lázaro, vem para fora" (vers. 43). Jesus tem poder para ressuscitar sem nossa colaboração, mas Ele se faz precisar de nós para o nosso bem e creiamos mais Nele.
Agora, não será possível "ressuscitar" se antes não for ressuscitado, pois a verdade é esta: muitas vidas estão vivendo como verdadeiros "lázaros", cadáveres insepultos, trancados num "túmulo de pedra" e "atados em faixas". O túmulo de pedra são os corações endurecidos, petrificados pelo pecado, por isso que em Ezequiel 36, 26 Deus diz: "Eu vos darei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne". Os inúmeros pecados não confessados endurecem e obscurecem um coração levando aquela vida a adoecer pouco a pouco, perder a fé, distanciar-se de Deus, não desejar tratamento, e por fim morrer.
Quantos estão vivos em corpo, mas mortos na alma, sem esperança, sem fé, sem sentido na vida; até sorriem, brincam, bebem, prostituem-se, mas continuam lá, dentro daquele "sepulcro de pedra", atados em faixas, na escuridão total, sem forças para dali sair. Deus quer fazer algo, mas está impossibilitado de agir; aí que entram os que foram ressuscitados que sabendo da triste situação destes que jazem no "sepulcro" vão aos pés do Senhor como Maria e com a sua intercessão cheia de fé movem o Senhor a agir.
Outros serão como aqueles que retiraram a pedra, como é o caso dos pregadores, dos cantores de Deus, dos sacerdotes, dos ministeriados em cura e libertação, são os que retirarão a pedra para que Jesus dê a ordem "Vem para fora!".
Somos todos, assim, como o Padre Fábio de Melo, chamados a ressuscitar vidas, mas necéssario se faz que se ressuscite primeiro e isso se dá quando reconhecemos perante o Senhor nossos pecados, pedimos perdão, o reconhecemos como Senhor e Salvador, e passamos a seguí-lo fielmente. Seja ressuscitado por Jesus, e leve-o a muitos que necessitam ser ressuscitados, também.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário