segunda-feira, 16 de julho de 2012

"Ó povo, confia Nele de uma vez por todas" (Sl 61, 9)

Davi sofria uma feroz perseguição da parte do rei Saul por inveja, pois havia perdido a unção de Deus (I Sm 15, 23) e porque Davi, agora, era quem agradava ao Senhor (I Sm 16, 13). Mas, o final da história vai mostrar que Davi sai vitorioso: porquê? Por que confiou, porque permaneceu firmado naquilo que declarara no Sl 90, 7: "Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita: tu não serás atingido"
A passagem de Salmos 61também mostra Davi expressando essa confiança absoluta no Deus vivo, Senhor dos exércitos, por meio do qual exprime toda certeza de que não será frustrado. Ao meditar nas palavras deste homem pode-se observar quatro ensinamentos que demonstram que o confiar em Deus levará sempre à vitoria.
Primeiro: reconhecendo que Deus, pelo seu infinito amor, nunca nos abandona, como está demonstrado nos versículos 6, 7 e 8 onde exclama: "Só em Deus repousa a minha alma, é Dele que me vem o que eu espero. Só Ele é meu rochedo e minha salvação; minha fortaleza: jamais vacilarei. Só em Deus encontrei glória e salvação. Ele é meu rochedo protetor, meu refúgio está Nele". Davi declara nas suas palavras sua total crença na providência do Senhor que não o abandona, pois mesmo vivendo grandes tribulações sente a certeza de que a presença de Deus ao seu lado lhe dá confiança para lutar e não desistir.
Segundo: pela sua bondade e poder, como está demonstrado nos versículos 12 e 13 onde diz: "Numa só palavra de Deus compreendi duas coisa: a Deus pertence o poder, ao Senhor pertence a bondade...", assim Davi declara que é a bondade do Senhor que o salvará de tal perseguição por meio do Seu poder: o mesmo que foi capaz de ajudá-lo a derrotar Golias, pois humanamente falando sabia que ele e alguns poucos amigos não seriam capazes de derrotar um rei e todo o seu exército; por isso que no Sl 19, 8 já havia proclamado: "Uns põem sua força nos carros, outros nos cavalos. Nós, porém, a temos em nome do Senhor, nosso Deus".
Terceiro: reconhecendo que confiar em homens é um erro, como está demonstrado no versículo 10 onde afirma: "Os homens não passam de um sopro, e de uma mentira os filhos dos homens. Eles sobem na concha da balança, pois todos juntos são mais leves que o vento". Davi declara isso por ver que muitos daqueles que o bajulavam e se declaravam amigos quando derrotara o gigante Golias, tornando-se íntimo de Saul, agora estão entre a multidão dos perseguidores; daí afirmar em outras palavras que "se juntar a confiança de todos os homens num prato da balança, a confiança em Deus posta no outro prato sempre vencerá", pois esta é fiel e verdadeira. Portanto, para Davi é fato: confiar em Deus é nunca ser decepcionado.
Quarto: depositando toda a confiança em Deus, como está demonstrado no versículo 9 onde clama: "Ó povo, confia Nele de uma vez por todas, expandi, em sua presença, os vossos  corações. Nosso refúgio está em Deus". É o clamor de alguém que só vê uma saída para tantas tribulações: Deus, e mais ninguém.
Porém, a falta de confiança em Deus, pela natureza pecadora que possuimos, trás diversas consequências: descrença no amor do Pai e no seu perdão (incredulidade), por isso que não é estranho ouvir-se palavras como: "Se Deus me ama por que permite tais coisas?" ou "Será que tem perdão o que fiz?"; descrença na salvação oferecida por Jesus (autocondenação) e resistência ao chamado a seguir e servir a Deus (incapacidade), pois não confiam que Deus é quem capacita os chamados.
Para isso é que Deus, por meio de Davi, diz que é necessário "expadir o coração", alargar, dar espaço, principalmente para o Espírito Santo que é quem convence, converte, cura, liberta e restaura essa confiança absoluta em Deus.
Expanda, abra, então seu coração a este Espírito e perceba que "agindo Deus quem nos impedirá" e assim seja vencedor, como este homem de Deus, pela confiança neste Deus que tudo pode.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário