sexta-feira, 20 de julho de 2012

Batizado: Solo santo!

Quando Deus chamava alguém para uma missão como mostra as Sagradas Escrituras, principalmente no Antigo Testamento, o Senhor consagrava aquela pessoa ungindo-a com seu Espírito, para fazê-la assim apta para executar tal missão.
Alguns são os exemplos que a Palvra mostra: Aarão (Lv 8, 1-12) consagrado ao sacerdócio; Davi (I Sm 16, 15), consagrado para Reinar; Jeremias (Jr 1, 5), consagrado como profeta. Essa consagração era para uns poucos, porém, por meio do profeta Joel Deus promete: "Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões. Naqueles dias, derramarei também o meu Espírito sobre os escravos e as escravas." (Joel 3, 1-2). Deus promete Seu Espírito a todos as pessoas, e essa profecia será confirmada por São Pedro quando prega ao povo logo após Pentecostes (At 2, 17-20).
Porém, como essa consagração se dará? Ao final de sua pregação São Pedro responde: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja BATIZADO em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do ESPÍRITO SANTO" (At 2, 38). Aarão, Davi, Jeremias, foram consagrados, ou seja, "tornaram-se sagrados", foram "feitos sagrados" pelo Espírito de Deus, assim como cada homem ou mulher, que ao ser batizado também torna-se, é feito sagrado por Deus e para Deus.
Assim, a Santa Igreja nos ensina que Jesus ao ser batizado também foi consagrado Sacerdote, Profeta e Rei; e cada cristão ao ser batizado ao ser configurado a Jesus (CIC, 1272) também se torna sacerdote, profeta e rei (CIC, 1268) com Cristo.
Por isso, onde o Espírito Santo habita, ali torna-se solo santo, daí aquela passagem de Ex 3, 5 quando Moisés se aproxima daquela sarça ardente Deus dizer: "Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa". Moisés não era ainda um consagrado, era um hebreu criado por uma egípcia, que não conhecia os costumes do povo hebreu, crescera num meio de idolatria, de desconhecimento de Deus, e ainda carregava na sua história um assassinato. Daí, o "tirar as sandálias", pois calçado nas suas velhas práticas, tendo pisado todo tipo de "solo" profano, não poderia tocar em solo santo. Depois de tornar-se ungido por Deus para missão, é dos poucos que pode adentrar o tabernáculo (solo santo).
Cada cristão ao batizar-se torna-se "solo santo" de Deus, onde qualquer um, qualquer coisa para ter acesso deveria "tirar as sandálias", porém, não é o que acontece. Ao tornar-se sacerdote com Jesus deveria prestar culto, adoração, louvor, somente a Deus, porém permite-se que o pecado na forma de coisas e pessoas profanem este solo, passando-se, assim, a prestar culto, adoração, louvor a "outros deuses" (idolatria). Ao tornar-se profeta com Jesus deveria ser voz do Senhor no seu meio social, porém, ao não buscar a Deus e ouvi-lo na intimidade da oração, passa-se, então, a dar ouvidos à voz do inimigo impressa em artistas, celebridades, novelas, músicas, livros...Ao tornar-se rei com Jesus deveria guiar, conduzir, direcionar, sua vida e de outros rumo ao Rei dos reis, porém ao permitir que coisas e pessoas profanem o solo santo da sua vida permitem que outro reine no lugar de Deus: o inimigo.
Cada batizado é um solo santo, onde Deus ergue um templo santo para ali habitar o Espírito Santo, e São Paulo afirma isso em I Cor 3, 16: Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" Por saber disso é que satanás utiliza de todos os meios para profanar o "solo santo" da vida de cada batizado afim de destruir estes "templos santos" por completo. Tentou até mesmo com o Santo dos santos: Jesus (Lc 4, 9-10), mas não teve êxito.
Infelizmente, não é o que acontece com tantos batizados, consagrados, "solos santos", "templos santos", que ao rejeitarem a Jesus abrem caminho para que o inimigo entre e produza todas as mazelas que se observa: vícios, prostituição, violência, mortes.
Não permita, portanto, que você como essa pessoa "tornado sagrado" pelo batismo venha cair em tentação, mas se ela vier, e ela virá na forma daquele namorado (a) que não aceita a sua castidade; na forma daquela música que te incentiva à bebedeira, à prostituição; na forma das novelas que depreciam o valor familiar e da religião...Se a tentação vier siga o conselho de Jesus presente na última frase do Pai Nosso: "Mas livrai-nos do mal".
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário