quinta-feira, 24 de março de 2011

Rico x Lázaro: Quando a caridade nos faz ver Deus.

No Evangelho de hoje (24/03) Lc 16, 19-31 Jesus vem mostrar, através da relação entre um homem abastado e outro miserável, que quando dois extremos se encontram: riqueza e pobreza, prevalece, em geral, a insensibilidade e a falta de compaixão. O interessante é que em outros casos quando extremos se encontram: água fervente e água gelada, café e leite, branco e preto, um não nega o outro, mas entram em acordo, faz-se uma partilha, cada parte cede um pouco e chega-se a um bem comum.
Infelizmente, neste encontro rico e pobre nem sempre se verá este entendimento. E porquê não ocorre ? Por que o fator essencial que fomenta este gesto de cessão não existe: a caridade. Por isso que São Paulo afirma: "Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade, as três. Porém a maior delas é a caridade" (1 Cor 13, 13). É pela vivência e prática da caridade que se pode ver a face de Deus no mais pobre, necessitado, miserável; com ela não se tem dificuldade nenhuma de ceder mais aquele que tem mais, de por dignidade na vida daquele que passa situação humilhante e degradante.
Porém o rico não possuia este dom, visto que a caridade é dom de Deus e quem não vive uma experiência do amor de Deus não pode praticá-la. Assim, aquele rico só conseguia ver as chagas, a sujeira, enfim, os aspectos negativos de Lázaro. Por isso não se importou e não se dignou estender a mão.
Caridade é rebaixar-se, é descer ao nível do outro para depois elevá-lo ao nível de Deus em justiça e dignidade; é ser capaz de por o outro de pé como fez Jesus com aquela mulher adúlteria que seria apedrejada (Jo 8, 1-11). Quem assim age tem de Deus uma promessa: o reino dos céus; quem não o faz: o inferno.
Que o amor de Deus, que é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Rm 5, 5) nos conceda o dom da caridade para exercitá-la em plenitude nestes tempos onde a mesma está a cada dia se esfriando com já advertia o Senhor Jesus (Mt 24, 12).
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário