sexta-feira, 25 de março de 2011

O Sim que mudou o mundo!

Hoje celebra-se a Festa da Anunciação onde Maria Santíssima recebe a visita do anjo Gabriel e dele a notícia que seria a Mãe do Salvador: o Emanuel profetizado em Isaías 7, 14. Tem-se, neste encontro, o início da redenção do homem e tudo passou por um sim, pois assim como Eva deu um sim a satanás concordando em provar de uma mentira que veio a ser a queda do homem; Maria deu um sim a Deus concordando com uma verdade que veio a ser a restauração do homem.
Que riqueza está contida neste diálogo. Primeiro Maria é saudada pelo anjo com "Ave cheia de graça" (Lc 1, 28). Ave era a saudação dada ao grande imperador de Roma: César, no entanto, Deus vai reconhecer e declarar como grande aos seus olhos uma jovem simples e humilde, que não habitava num suntuoso palácio, mas numa casa humilde, não em uma cidade esplendorosa, mas num lugarejo simples, que não tinha o hábito de dar ordens e ser servida, mas recebia ordens e as cumpria humildemente; ouso aqui afirmar que ali já tinha sido declarada por Deus como Rainha.
Meditando nesta passagem percebo, então, que os grandes sins vieram dos pequenos (puros de corpo, mente e alma); não será por isso que Jesus dizia: "Em verdade vos digo: todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará". (Mc 10, 15). As crianças não são assim?
Após vem o anúncio, depois de um breve questionamento: "Como se fará isso?" (Lc , 34), Gabriel a interpela relatando sobre a gravidez de sua parenta Isabel (Lc 1, 36). É o suficiente para vir a resposta, o sim, que fez toda a diferença: "Eis-me aqui, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1, 38) e naquele momento todo o plano salvífico começa a ter andamento.
O sim de Eva (que era grande, pois juntamente com Adão era superior aos anjos) trouxe o pecado e a morte ao mundo; o sim de Maria, a nova Eva, (que era pequena) trouxe a Remissão dos pecados e Vida de volta a todo aquele que Nele crer: Jesus Cristo.
Bendito seja o sim de Maria Santíssima, não tenhamos receio em a proclamá-la Rainha, pois Deus já o havia feito e Jesus o reiterou. E que ao buscarmos ser pequenos aos olhos de nosso Deus e Jesus, também tenhamos fé para dizer o nosso sim á Vida e não ao pecado.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo e Maria te guarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário