sábado, 10 de janeiro de 2015

Em Jesus é possível renascer!

A passagem de Jo 3, 1-6 sobre o diálogo de Jesus com Nicodemos trás um detalhe que, para o fariseu daquele tempo, e para muitos deste tempo, parecia impossível: renascer. A partir daquele encontro o Senhor introduz esta possibilidade na história de todo homem, visto que, só se é possível nascer, visto que a realidade de toda pessoa é que no tempo e na história houve um dia, mês e ano que cada um veio à existência a partir do seu nascimento.
Mas o certo é que Jesus indica esta nova possibilidade: o homem pode renascer, de que maneira? O texto mostra que Nicodemos vai ao encontro de Jesus, à noite, às escondidas, como um mero curioso que não tinha outra pretensão senão de saber como o Mestre "fazia aqueles milagres", pois ele e os demais fariseus já estavam tendentes a reconhecer que Jesus realizava aqueles milagres da parte de Deus e não do demônio, como fora acusado em certa ocasião (Mt 9, 34).
O fato de ter "dado um passo" na direção de Jesus, de ir ao seu encontro, fez toda a diferença para que Nicodemos vivesse a grande experiência de renascer, e assim o que a Palavra nos indica é que, para que haja renascimento, há de se dar um passo na direção do Senhor, é necessário que se vá ao seu encontro, para que naquele encontro, assim como o foi com Zaqueu ao dar o passo de abrir as portas de sua casa; assim como o foi com a samaritana que deu o passo ao escutar Jesus, e tantos outros exemplos, possa-se ter esta experiência de renascer.
No entanto, o texto bíblico mostra que o Senhor Jesus ao perceber a mera curiosidade de Nicodemos, interrompe-o, abruptamente, e lhe declara: "Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus" (vers. 3). Nicodemos fica estupefato e questiona: "Como pode um homem renascer sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez?" (vers. 4). Nicodemos não percebera que Jesus falava de conversão. Por que necessitava ele de converter-se? Nicodemos, afinal, não era um fariseu, doutor da lei, conhecedor da Lei mosaica e, certamente, um praticante da mesma em toda sua plenitude, visto que  Paulo como fariseu que era ensinara certa vez que "quem desobedece um item da Lei peca contra toda a Lei"?
Jesus indicava que Nicodemos precisava de "renascer", ou seja, converter-se, porque era pecador, reconhecer os seus pecados e reconciliar-se com Deus, além do que lhe era necessário aquilo que Jesus deixaria claro no versículo 16: "...lhe deu seu Filho único, para que todo o que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.". Nicodemos necessitava reconhecer e proclamar Jesus como seu salvador. Assim, a Palavra mostra que o renascimento é fruto do reconhecimento do pecado e de Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.
No entanto, o fariseu não compreende estas palavras e o Senhor faz um acréscimo: "Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus" (vers. 5); esse "renascer" é possível pela ação do Espírito Santo. Jesus no seu diálogo com os discípulos na passagem de Jo 16, 6-8 diz: "Mas porque vos falei assim, a tristeza encheu o vosso coração. Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se Eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo". Quem convence sobre o pecado? O Espírito Santo, logo, o Senhor referia-se ao fato que necessitava de uma conversão de vida pela ação do Espírito Santo, pois é certo que retornar ao ventre de sua mãe e renascer uma segunda vez não era possível, no entanto, pela ação do Espírito Santo ele poderia ser, como foi, levado ao coração amoroso de Jesus, e ali imerso, não num líquido amniótico, mas no puro amor de Deus, e gestado neste amor, pôde assim renascer.
Nicodemos renasceu no coração-útero de Deus pela ação do Espírito Santo que agia em Jesus, e assim pôde comprovar que todo homem um dia nasce, mas ao aceitar Cristo tem a possibilidade de renascer, e renascer, e renascer, visto que o pecado é uma realidade que lança o homem nesta necessidade de ter que ir ao coração de Jesus por muitas vezes, coração esse que tem nome na Igreja: confessionário.
Renasça para uma vida nova; para isso dê um passo na direção de Jesus, reconheça seu pecado e aceite a Jesus, e peça o Espírito Santo que o conduza ao coração de Jesus por meio da Igreja que é guiada pelo Espírito Santo, e faça essa incrível experiência de ser um novo homem, uma nova mulher (Ef 4, 24) como tornou-se Nicodemos que depois aparecerá ao lado de José de Arimatéia sepultando Jesus (Jo 19, 39), pois tornara-se seu discípulo.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário