sábado, 17 de janeiro de 2015

A Palavra é o "arpão"...as pessoas, as "baleias"!

No encerramento do período letivo de 2014 enquanto deixava minha última mensagem nas turmas em que leciono, fazia menção ao fato de que em cada sala vários jovens, por livre vontade, preferiam não participar dos minutos iniciais onde a Palavra de Deus era partilhada, refletida, e por fim concluída com uma oração.
A resistência desses que não participam, visto que deixo claro que a intenção não é "impor" Deus a ninguém, mas "propor" Deus a todos, é claro sinal de que a juventude se torna, a cada geração, arredia à sã doutrina, e em face deste detalhe fiz este comentário fazendo menção a estes, mas também aos que mesmo optando por participar do momento mostram visível indiferença e alguns até desrespeito...Foi então, que fiz um comentário baseado em algo que vi e ouvi quando de uma participação de Padre Marcelo Rossi em um programa de TV.
Naquela oportunidade ele foi colocado diante de uma situação real, à qual não me lembro mais nos detalhes, mas, no entanto, me ficou gravada na mente o comparativo para explicar a tal situação. Padre Marcelo fez um comparativo com o que acontece numa caça às baleias que, infelizmente, ainda é praticada em algumas partes do mundo, logo, este texto não quer, de maneira nenhuma, abonar tal prática, ao contrário, como biólogo que sou, somo-me aos muitos que desaprovam tal prática.
No entanto, o que foi belíssimo, apesar de a cena em si ser terrível, foi o comparativo, pois se pararmos para analisar sobre outra ótica - a ótica da fé -, é isso o que realmente acontecerá: mesmo que não seja em cem por cento dos casos.
Padre Marcelo fazia menção ao fato de que a missão de anunciar Jesus às pessoas é como sair em caça às baleias que, quando avistadas, são atingidas por um arpão enorme que lhes penetra o corpo de forma profunda. Ora, ao impacto daquela arpoada e mediante a dor que sente a reação automática do animal é fugir, nadar desesperadamente.
Assim acontece em muitas almas quando a Palavra de Deus (o arpão) é lançada em suas vidas; ela irá penetrar "atingir a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas.." (Hb 4, 12), como bem declara o Apóstolo São Paulo fazendo uma analogia com uma "espada", no caso; e ao penetrar o íntimo da alma, aquela pessoa (a baleia) sentirá o impacto, e a reação de muitos é "fugir" (renegando, criticando, rechaçando...).
Porém, no caso da baleia os caçadores já tem a estratégia: um longo cabo de aço ligado ao arpão permitirá que o animal nade por uma longa distância, até que pelo grau do ferimento o mesmo se enfraquece, e quando demonstra não mais ter forças para nadar, começa, então, a ser puxado pelo cabo de aço ligado a um motor para o barco onde, então, é embarcada.
Da mesma maneira, ao sentirem a força da Palavra muitos fugirão, mas a estratégia é a mesma, ela está ligada a um "cabo de aço": o Amor de Deus, que lhe dá toda a liberdade de fugir o quanto queira, porém, num determinado momento essa pessoa irá cansar, pois a Palavra já a alcançou, já a feriu de amor, e ela não conseguirá mais resistir e fugir, é o momento, então, que o amor de Deus a trará de volta até o "barco" da Igreja, que na verdade são os "braços" da Santa Mãe Igreja, que na verdade são os braços de Jesus.
Apenas uma diferença acontecerá nessa metáfora: as baleias, ao serem içadas ao barco serão mortas, despedaçadas para serem comercializadas; já as vidas que serão "içadas" aos braços de Jesus serão curadas nas suas feridas como bem lembra a passagem do pastor que resgata a ovelha perdida, a põe nos ombros e cura suas feridas (Lc 15, 1-7); além disso, não serão despedaçadas, mas "reconstruídas", refeitas seja no corpo, seja na alma, seja no espírito, e por fim não serão comercializadas, porque agora são propriedade do próprio Deus e cujo valor é incalculável ao qual ninguém pode adquirir.
A missão é, portanto, sermos os "arpoadores" do amor de Deus nos corações, e que o Espírito Santo seja a força (o motor) que trará de volta essas vidas ao coração de Jesus. Esta foi a tarefa da Igreja de Jesus até agora, e que assim permaneça até a sua volta gloriosa.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário