segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Jesus e o dom da Palavra Eficaz

A Palavra de Deus nunca foi lançada, proferida a esmo, bem como nunca foi pronunciada em vão, mas pelo contrário, sempre com um objetivo, um fim a alcançar, daí o profeta Isaías dizer que "...assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão." (Is 55, 11)
Semelhantemente, com Nosso Senhor Jesus Cristo não é diferente, visto ser Ele o Verbo de Deus (Jo 1, 1), a Palavra que se fez carne (Jo 1, 14), e por isso palavra nenhuma proferida pelo Senhor deixou de ter sentido, significado, eficácia, o que leva a afirmar que o que Jesus disse não foi em vão, mas realizou.
Assim, desde a sua primeira fala aos doze anos quando é encontrado pelos pais entre os doutores da Lei no Templo (Lc 2, 46), ao ser interpelado por Nossa Senhora responde: "Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?" (Lc 2, 49), e já nessa primeira fala o Senhor deixa patente que sua palavra tem razão, tem um por que, que na ocasião não era, de forma alguma, uma resposta mal-educada à mãe, mas um rememorar da missão à qual devia cumprir.
De igual maneira seguirá Jesus, principalmente quando assumir publicamente sua missão. Em todos os Evangelhos, nas mais diversas passagens onde se encontrar Jesus pregando, ensinando, exortando, repreendendo, curando..., ver-se-á esta Palavra eficaz agindo, deixando uma mensagem, realizando um milagre, provocando reações (seja de adesão, seja de repúdio), mas nunca sem resultado.
O dom da Palavra eficaz de Nosso Senhor Jesus Cristo manifesta-se em todas as passagens apresentadas de forma belíssima, carregadas de amor e com um único propósito: que creiam em seu Nome e pela fé sejam salvos. Daí tantos momentos que encantam e impressionam, como por exemplo, os encontros.
Quantos encontros de Jesus com homens e mulheres de todas as nuances que produziram momentos ímpares: com Pedro, a conversão vai se dar a partir de um milagre precedido de uma palavra: "Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar." (Lc 5, 4) e daquele dia em diante o pescador de peixes seria feito "pescador de homens" (Lc 5, 10); com Zaqueu a conversão vai se dar a partir de um convite: "...desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa." (Lc 19, 5), e o homem ávido pelo dinheiro, ganancioso, agora abre-se para partilhar com o próximo; com Levi (Mateus) a conversão vai se dar a partir de um chamado direto: "Segue-me" (Mt 9, 9), e o cobrador de impostos que somente sabia receber passará a doar, doar a vida por amor a Deus e pelo bem do próximo.
Encanta, também, essa Palavra eficaz produzindo milagres, sinais, prodígios, pois a tempestade foi acalmada com um "Silêncio. Cala-te" (Mc 4, 39); a surdez foi curada com um "Efeta, abre-te" (Mc 7, 34); Lázaro é ressuscitado com um "Vem para fora" (Jo 11, 43); um paralítico com trinta e cinco de prostração restaura a saúde quando ouve: "Levanta-te, toma o teu leito e anda" (Jo 5, 8)
Essa Palavra eficaz estava nas parábolas que continham ali ensinamentos preciosos que ligados à realidade cotidiana da gente daquele tempo que O cercava era acessível e atraente, ainda que aparentemente sem sentido para que confundisse os sábios de então: os fariseus.
A Palavra eficaz de Jesus mesmo suscitando as mais diversas reações: alegria, espanto, perplexidade, ira, temor..., não perdia o foco: revelar o Pai e o seu Reino ao qual todos eram chamados a dele participar.
Essa Palavra eficaz de Jesus foi realmente eficaz porque esteve sempre fundamentada na Verdade, por isso incapaz de ser questionada, objetada, desprezada ou anulada, ainda que os contrários ao Senhor à época o tentasse de todas as maneiras, inclusive tramando e executando sua morte.
Porém, como bem diz o Apóstolo São Paulo: "...Mas a Palavra de Deus, esta não se deixa acorrentar" (2 Tm 2, 9), e assim Ela atravessa os séculos e milênios, produzindo os mesmos efeitos quando usada por homens que a disseminam retamente, sem desvios ou distorções, e assim ela segue o seu curso: produzindo nos corações que a Ela dão crédito, e ao seu Autor que por elas age eficazmente, vida e vida em abundância (Jo 10, 10).
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário