quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Uma fé de Jonatas

O Livro de I Macabeus mostra a passagem de um personagem bíblico chamado Jônatas. Este homem era de uma família de judeus que defendiam sua religião pela luta, pela espada; seu pai e dois dos seus irmãos (Judas e Simão) deram suas vidas em batalha contra os helênicos (gregos) que reprimim violentamente o povo de Deus dentre outras coisas, de viver sua fé.
Ao receber a missão de liderar seu povo na luta pela libertação daquele cativeiro sofre as investidas do chefe do exército inimigo: Báquides. A passagem de I Mac 9, 43 narra que "Soube-o Báquides e, num sábado, avançou com um poderoso exército até a margem do Jordão". Essa passgem nos mostra que a vida sempre será de lutas, principalmente para com aqueles que buscam a presença de Deus, afinal, Jônatas queria a liberdade de adorar a Deus no Templo, queria a liberdade de ir e vir, queria ser feliz..., e assim como no caso dele, a nossa decisão por Deus irá provocar a ira de Báquides (Satanás) que, certamente, mobilizará seu exército de demônios para tentar nos impedir.
Porém, diz a sequência da passagem que Jônatas "dirigindo-se, então a seus companheiros, disse-lhes: "Vamos, pelejemos agora por nossas vidas, porque hoje não é como ontem e anteontem." (vers. 44). Ante a decisão por permanecer em Deus, é necessário ir a luta (peleja), mesmo sabendo ser o inimigo muito mais forte; mesmo sabendo que o ontem e anteontem de derrotas, de frustrações, de desenganos, de decepções, possam querer ser mais um componente contra. Porém,  Jônatas não olhou para o passado, mas deteve-se no presente, e na situação de que não havia como escapar, pois como constatava: "Eis a batalha diante e atrás de nós; de um lado e de outro do rio Jordão, o pântano e o bosque. Não há meio de escapar" (vers. 45); assim é conosco, em determinado momento nos vemos em situações onde não há como escapar, daí ter de encarar.
E como enfrentar Satanás e seu poderoso exército? Jônatas mostra a solução: "Clamai, pois, agora ao céu, para nos livrar de nossos inimigos." (vers. 46); ele apelou à sua fé Naquele que podia: Deus. Firmado nessa fé e na certeza que contra um inimigo poderoso somente um Deus poderoso seguiu com os seus para o combate. Jônatas pôs em prática aquilo que é próprio de quem tem fé e que definiu São Paulo em Hebreus 11, 1: "A fé é o fundamento da esperança, é uma a certeza a respeito do que não se vê". Ele acreditou que com Deus o impossível torna-se possível e assim deve ser a nossa fé: não uma suposição, um talvez, mas uma certeza, pois esta deve estar firmada no Deus do impossível.
Firmado nessa certeza partiram para o combate e narra a Palavra que "Naquele dia tombaram cerca de mil homens da parte de Báquides" (vers. 49) e o próprio fugiu. A nossa fé deve impulsionar-nos a luta na certeza de que pela fé o Senhor pelejará conosco e o inimigo e seu exército serão derrotados. O detalhe nesta passagem é que Jônatas demonstrou essa fé num tempo em que nem todos tinham o auxílio do Espírito Santo.
Hoje, após Pentecostes, como diz São Paulo em I Cor 12, 9: "A outros a fé, pelo mesmo Espírito". A fé é dom do Espírito Santo, daí buscarmos em Deus essa fé pela abertura ao Espírito Santo que certamente nos fará perseverar nos caminhos de Deus, enfrentando as batalhas da vida, aperfeiçoando em nós essa fé de Jônatas e de tantos outros gigantes da fé presentes na Bíblia e na história da Igreja. Busque essa fé e seja mais que vencedor.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário