domingo, 11 de dezembro de 2016

Desfigurados ou transfigurados?

A Sagrada Escritura é claríssima no que tange à necessidade de se fazer uma escolha, uma opção, seja por Deus, seja pelo mundo, evidência esta apresentada em várias passagens, principalmente nos Evangelhos, pelo próprio Senhor Jesus Cristo.
No Antigo Testamento, Deus fala ao povo de Israel por meio de Moisés: "(...) ponho diante de ti a vida e a morte..." (Dt 30, 19); Josué, ante a sublevação do povo declara: "Porém se vos desagrada servir o Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses, a quem serviram os vossos pais além do rio, se aos deuses dos amorreus, em cujas terras habitais. Por que, quanto a mim, eu e minha casa serviremos o Senhor." (Js 24, 15); temática do servir que Jesus, já no Novo Testamento, deixa patente, mostra a necessidade de escolha quando diz: "Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro" (Lc 16, 13); Jesus fala sobre escolher entre seguir sua Palavra e construir a casa na rocha, ou não segui-la e construir a casa na areia (Mt 7, 24-27); nos Atos dos Apóstolos ver-se-á Pedro e João diante dos fariseus respondendo às ameaças que recebiam com o seguinte argumento: "Julgai-o vós mesmos se é justo diante de Deus obedecermos a vós mais do que a Deus." (At 4, 19)
Numa caminhada espiritual, escolhas não são opção, são obrigatórias, e a partir desta livre decisão do homem é que se observará, futuramente, no que se mudou, no que se transformou, pois, indubitavelmente, o resultado das opções feitas trarão consequências.
Quando São Paulo nos exorta: "Não vos conformeis com este mundo" (Rm 12, 2), faz um claro pedido e deixa um alerta: optar por viver segundo o mundo, a carne, o inimigo, sobre a égide do pecado, é conformar-se, é tomar a forma do mundo, que na verdade é desfigurar-se, é perder a formosura, as feições, a beleza segundo aquilo que Deus gostaria que fosse.
Esse desfigurar pelo pecado evidencia-se na Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, como bem ensina o Papa Emérito Bento XVI no seu livro "Jesus de Nazaré: da entrada em Jerusalém à ressurreição", quando explica que Jesus ali, perante Pilatos, já desfigurado pela flagelação, é mostrado ao povo com a frase: "Eis o homem". Eis todo aquele que escolhe a desobediência, eis aquele que prefere rejeitar a Deus e a Sua Palavra.
Contrariamente a estes, que infelizmente são a imensa maioria, existem, também, os que preferem obedecer e seguir os salutares ensinamentos do Senhor, que optam por serem fiéis aos seus Mandamentos, ainda que conscientes que abraçá-los será caminho de cruz, como bem avisa Jesus (Mt 16, 24).
Aqueles que decidem ser conforme o que Deus quer e buscam serem "santos como Ele é Santo" (1 Pe 2, 16), "perfeitos como Ele é perfeito" (Mt 5, 12), obedientes como Ele foi obediente (Fl 2, 8), são os que permitem ao Senhor lapidá-los, moldá-los, aperfeiçoá-los até o ponto que essa transformação alcance a transfiguração, como está no relato da vida de tantos santos e santas.
Essa transformação que requererá uma reforma, terá que passar, obrigatoriamente, pela livre anuência da pessoa, que ao dar esta permissão viverá a realidade da passagem do Livro do Profeta Jeremias sobre o vaso do oleiro (Jr 18, 1-6) quando Deus ordena ao profeta levar ao povo de Israel a mensagem de que, assim como o barro nas mãos do oleiro será transformado num belo vaso, da mesma forma Deus diz ao povo, e a cada um que se deixa moldar: "Casa de Israel, não poderei fazer de vós o que faz esse oleiro? - oráculo do Senhor".
A argila, sem nenhuma objeção, deixa-se moldar; o homem, rebaixando-se nas mãos do Senhor será assim moldado num belo vaso, num vaso de honra (2 Tm 2, 21), digno de receber o melhor "vinho", que é o Espírito Santo, que não pode ser posto em odre velho (Mt 9, 17).
Eis, portanto, mais uma escolha a fazer: por si e seus atos desfigurar-se, ou em Jesus, transfigurar-se, fazendo, assim, brilhar a Luz do mundo (Jo 8,12) que é Cristo substituindo uma vida perdida e mergulhada em trevas por uma vida nova Naquele que "faz nova todas as coisas" (Ap 21, 5).
A exemplo de Maria irmã de Lázaro, escolha a melhor parte, escolha a Jesus e seja transformado pelo seu imenso amor.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.