segunda-feira, 9 de maio de 2016

Precisamos de anjos!

Na jornada desta vida, ou neste desterro, como referia-se Santa Tereza D'Ávila ao nosso peregrinar, necessitaremos, indubitavelmente, de companhias, boas companhias, santas companhias, anjos que nos sejam auxílio, mão amiga, voz exortativa, coração acolhedor, afim de que completemos a carreira, como dizia São Paulo a Timóteo.
Essas presenças podem se achegar das mais diversas maneiras: pais, irmãos, parentes, cônjuge, filhos, amigos...Todas elas são necessárias, pois foi o próprio Pai que imprimiu essa necessidade na ordem natural do ser humano ao declarar: "Não é bom que o homem esteja só." (Gn 2, 18).
Dessa forma, companhias não são fruto da minha decisão de querê-las, ou não, mas são uma necessidade impressa na alma; e se são imperiosas a mim, onde, como encontrá-las?
Perscrutando a Palavra de Deus no Gênesis, na passagem onde Deus ao se reportar à serpente declara: "Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gn 3, 15), constata-se que existem duas descendências: a da mulher e a da "serpente", ou seja, a dos filhos de Deus e dos filhos do mal; a dos que seguem e servem em plena obediência ao Pai, e a dos que O rejeitam.
É de se deduzir, então, que se quero boas companhias que me sejam auxílio na jornada para o céu é patente que somente encontrarei essas boas e salutares presenças na descendência da mulher. Mulher essa que pode ser vista sobre dois aspectos: no sentido da Igreja, Corpo de Cristo, onde todos estão configurados a Cristo-Cabeça e que carregam a obrigatoriedade de nunca, em hipótese alguma, atentar contra a dignidade do próximo como direito, e da obrigatoriedade, sempre, de primar pela dignidade e o bem do irmão como um dever.
Em outro sentido essa "mulher" (Ap 12, 1) é uma pessoa: Maria Santíssima, que gerou Jesus e cujo "ventre", do coração, continua a gerar mais e mais filhos, anjos, para a Igreja, e para o Reino dos céus. Assim, é insofismável que se necessitamos de anjos ao nosso redor quem melhor que a Rainha dos anjos para nos auxiliar?
Por isso que "o Anjo do Senhor (Sl 33, 8), Jesus Cristo, entrega João aos cuidados da Mãe, e não o inverso, para que naquele coração materno um anjo fosse gestado, afim de, posteriormente, tornar-se, juntamente com os demais Apóstolos, anjos de Deus para a humanidade inteira.
É fato que necessitamos de boas companhias, de anjos de Deus, instrumentos abençoados que nos exortem no erro, nos levante na queda, nos reconduza ao caminho certo ao nos desviarmos, que nos amem mesmo em meio às nossas imperfeições, que chorem junto no tempo das provas e se alegrem junto nas vitórias.
Encontrá-los não será tarefa fácil, visto que mesmo na Igreja existem os da descendência do mal, o "joio" misturado ao trigo, e para isso é indispensável o auxílio de Jesus, Nossa Senhora e do Espírito Santo, visto que humanamente poderemos nos enganar e decepcionar.
Precisamos de anjos aqui nesta vida que desde já façam coro conosco nos hinos e louvores que juntos entoaremos, eternamente, com Jesus, Maria, os anjos e santos, perante o Pai, na força do Espírito Santo, no céu.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.