quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Hoje nasceu o Salvador que é Cristo, Senhor!


Uma data sem igual,
É o dia de Natal,
Para os cristãos fundamental,
Pois a salvação tornou-se real,

O Deus-menino que chegava,
Era a profecia que se cumpria,
O mundo assim se iluminava,
E a humanidade resgataria,

O jugo dos ombros retiraria,
A vara do feitor quebraria,
Segundo o profeta assim faria,
E aos infelizes alegraria,

As portas todas se fecharam,
Menos a de uma humilde estrebaria,
Onde José e Maria se aconchegaram,
E ali o menino-Deus nasceria,

É uma mensagem maravilhosa,
Que todos devem compreender,
Jesus não exige uma “casa” suntuosa,
Mas, apenas um lugar que O queira receber,

Um coração receptivo e acolhedor,
É a “manjedoura” que deseja,
Que o receba com amor,
E que presente sempre esteja,

Simplicidade, humildade, é assim o nosso Deus,
Que mostra ao mundo sua riqueza maior,
Para deixar uma mensagem aos seus,
Que optar pelas boas virtudes é bem melhor,

A Família, as criaturas, reis, pastores,
Unidos em louvor glorificam ao Deus encarnado,
Ensinam a nós seus seguidores,
Que no Natal “Deus seja louvado”,

“Eis que vos anuncio uma grande alegria”,
Anunciavam os anjos aos pastores reunidos,
A mensagem que ao mundo mudaria,
E que por milênios nos tem alegrado.

“Glória a Deus nas alturas,
E paz na Terra aos homens por Ele amados” (Lc 2, 14) 

domingo, 21 de dezembro de 2014

Perseverar para alcançar a meta! Qual a nossa meta?

No dicionário o verbo perseverar tem como significados persistir, conservar-se firme e constante, logo, perseverar é uma ação, uma atitude relativa a uma tomada de decisão em prol de alcançar um intento pré-determinado.
Projetar alcançar um objetivo é inerente ao ser humano, visto que objetivos é que tornam a caminhada terrena plena de significado, pois se ao se questionar alguém sobre: qual meta você pretende alcançar? E essa pessoa responde: sei lá, acho que não tenho nenhuma!, essa pessoa vive uma vida vazia de significado, pois traçar objetivos e alcançá-los é o que nos move.
Um exemplo visível é o de um alpinista. A meta que o impulsiona é alcançar o cume da montanha, e quanto mais perigosa, mais se sente instigado a realizar tal intento e, certamente, não descansará enquanto não alcançá-lo.
Nesta vida muitos engendram esforços na direção de alcançar propósitos na área econômica, financeira, profissional...riqueza, fama, poder, sucesso, estabilidade financeira, enfim, são tantas as metas, no entanto, uma passa ao largo do rol de intenções da imensa maioria: a salvação, o céu.
Não diferente do alpinista que determinou a meta que deseja alcançar, o cristão, batizado, filho de Deus deve, ou deveria, ter como meta precípua na sua vida, acima de todas as anteriormente citadas, alcançar o céu, salvar-se, e perseverar nesta intenção, visto que é a própria Palavra de Deus que nos exorta: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça..." (Mt 6, 33), disse Jesus; "Se portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisa lá do alto, onde está Cristo sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra." (Cl 3, 1-2), diz o Apóstolo São Paulo.
Agora, após a meta ter sido definida, faz-se necessários os meios para atingi-la. O alpinista precisa de ferramentas e equipamentos adequados para atingir o topo da montanha, visto que somente a vontade de escalá-la não será possível. Da mesma maneira o cristão deve possuir os meios para também escalar esta "montanha" que leva ao céu. Quais meios então devem ser utilizados? O Livro dos Atos dos Apóstolos 2, 42 diz que eles (os apóstolos) "Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações". Tem-se, então, quatro meios eficazes para que se consiga perseverar neste intuito de alcançar o céu. O primeiro: "a doutrina dos apóstolos", na verdade é a doutrina de Jesus, ou seja, seu Evangelho, seus ensinamentos, sua Palavra, que em Mt 7, 24 o Senhor exorta: "Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.", portanto, um meio eficaz é a Palavra de Deus, não somente a palavra do Livro, mas a palavra que sai de sua boca, aquela que Ele fala direto ao coração quando se segue o itinerário de São Luis de Montfort: "Ora, cala e escuta!".
Segundo meio: "nas reuniões em comum", ou seja, a Santa Missa; todo cristão, católico, que tem essa firme intenção do céu não pode prescindir da Missa, pois ali é o lugar onde tem-se tudo o que se necessita para o fortalecimento do perseverar: o perdão de Deus (ato penitencial), o louvor (Hino de louvor), a Palavra de Deus e a Eucaristia.
A Eucaristia que é o terceiro meio: "a fração do pão", o alimento espiritual dos cristãos que estão em peregrinação por esta terra, neste exílio como dizia Santa Tereza D'Ávila, na sua jornada rumo ao céu, semelhante àquela passagem de Elias que foi alimentado no deserto e teve forças para chegar até o alto da montanha e contemplar o Senhor. A Eucaristia é, portanto, indispensável nessa jornada, juntamente com outros Sacramentos que são, segundo o Catecismo da Igreja Católica, meios eficazes de Cristo agir em nós, entre eles a Confissão ou Reconciliação.
O quarto meio: a oração. Não será possível perseverar sem oração. Jesus já recomendava aos discípulos: "Vigiai e orai..." (Mt 26, 41), pois é na oração que a fé se fortalece, o espírito se revigora, as forças se renovam, é por onde Deus exorta, ensina, recomenda, instrui...todos os santos da Igreja devotavam horas em oração; São Francisco de Assis subia uma montanha e ficava dias em retiro de oração, jejum e escuta; São Padre Pio rezava mais de trinta terços por dia, só para dar alguns exemplos, tudo isso por quê?
Por que tem-se que ter em mente que ao decidir-se pelo céu os desafios virão; o inimigo de Deus não aceitará isso de bom grado. Virão as tribulações, as lutas, as tempestades, as perseguições...Assim como o alpinista não escalará a montanha com facilidade, mas enfrentando adversidades, da mesma maneira será a caminhada rumo a glória celeste, e esses meios bem utilizados serão o auxílio que se terá para chegar lá, porém deve-se explicitar algo importantíssimo: oração, Sacramentos, Missa, Palavra de Deus serão efetivamente eficazes com o auxílio indispensável do ESPÍRITO SANTO. Sem o Espírito Santo aquela intenção de orar por determinado tempo todos os dias irá aos poucos esfriando até cessar; aquela intenção de buscar ler a Palavra de Deus, meditá-la e pô-la em prática também aos poucos desfalecerá; a intenção de ser fiel a Santa Missa e à vivência dos Sacramentos aos poucos será negligenciada. Por isso, deve-se, sem sombra de dúvidas, buscar o auxílio do Espírito Santo sempre, pois foi ele que ajudou Jesus a cumprir sua meta até o fim, assim como os Apóstolos, os Santos, e todos aqueles que se decidiram pelo céu.
Assim sendo, definida a meta (o céu), utilizando os meios com auxílio do Espírito Santo é por-se em marcha, enfrentando as dificuldades que virão, mas que hão de serem superadas com o auxílio e providência divina e assim se seguirá rumo a alcançar aquilo que o Senhor Jesus Cristo prometeu: "Mas o que perseverar até o fim será salvo." (Mc 13, 13) e "...te darei a coroa da vida." (Ap 2, 10).
Decida-se pelo céu, utilize os meios eficazes, persevere e verás a glória do Senhor. Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Alimento

Quarto escuro,
Jogo duro,
Um monturo,
Qual é o futuro?

Uma batalha,
Que estraçalha,
Tudo atrapalha,
A dor se espalha,

Não queria isso,
Curiosidade dá nisso,
Pago o preço disso,
Não tive compromisso,

Quando passa o efeito,
Vem a dor no peito,
Olho insatisfeito,
O que tenho feito?

Não me reconheço,
Tem sido alto o preço,
Sem paz, sem endereço,
É isso o que mereço?

Ser olhado e não ser visto,
É tudo o que avisto,
O desprezo é o que conquisto,
Ser miserável causa isto?

Após a noite segue o dia,
Após o choro a alegria,
Já não aguento a agonia,
Acaso alguém me ajudaria?

Descrente e conformado,
Eis que ao meu lado,
Alguém bem arrumado,
Pergunta: aceita um ensopado?

Faminto aceito sem demora,
Sem droga a fome devora,
Um sorriso no rosto aflora,
Tudo veio em boa hora,

Para mim foi preciosa a intenção,
Em meio a tanta omissão,
Alguém que vê a situação,
E age por ter amor no coração,

Foi-se prometendo que voltaria,
O que logo cumpriria,
Uma proposta, então, me faria,
E toda minha história mudaria,

Estendeu-me a mão, me ajudou,
Desde então minha vida mudou,
Do vício me recuperou,
Outro rumo minha história tomou,

O quarto escuro, o monturo, foi superado,
As perdas, os prejuízos, tudo recuperado,
A alegria, o amor restaurado,
A partir de um alimento partilhado,

Cristo foi o alimento,
Que pôs fim ao sofrimento,
E que seja eu também instrumento,
Para tantos que passam o mesmo tormento.