terça-feira, 21 de janeiro de 2014

"A Verdade escondida"

Convidado a pregar recebi este tema: "A Verdade escondida" a partir do texto bíblico de I João 1, 5-10 que diz: "A nova que dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há treva alguma. Se dizemos ter comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a verdade. Se, porém, andamos na luz como ele mesmo está na luz, temos comunhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade. Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós."
A princípio não compreendi a relação texto-tema, mas orando ao Espírito Santo veio, então o discernimento: a Verdade sabemos que é uma pessoa, tem nome, revelou-se, e declarou isso em João 4, 16 quando afirmou: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida..."; essa pessoa é Jesus, que como diz o texto quer ser luz, quer iluminar nossa vida, nossos passos, porém, é impedido de fazê-lo em virtude do pecado. 
Caminhar na Verdade, ou seja, optar por Jesus é saber, antes de tudo, que na vida espiritual não se tem um meio termo, pois Jesus mostra isso em várias passagens quando diz que "Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno." (Mt 5, 37), ou quando diz "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza. (Mt 6, 24), dentre tantas outras citações. Assim, optar pela luz significa renegar as trevas, ou seja, optar por Jesus e o reino de Deus é renegar ao maligno e a perdição.
No entanto, ao pecarmos preterimos a luz e as trevas vão tomando lugar, e quanto mais trevas menos Jesus se manifesta, e assim, a Verdade vai tornando-se escondida. Quando as trevas sobressaem percebe-se as características daquela pessoa: raiva, inveja, rancor, maldade, orgulho, desprezo pelo próximo, insensibilidade, egoísmo..., daí São João afirmar que "se dizemos que não temos pecados, enganamo-nos...", pois as atitudes contradirão a fala.
Agora, ao contrário destes, aqueles que optam pela "Luz do mundo" (Jo 8, 12) que é Jesus, os frutos também aparecem, e João mostra no texto uma dessas características: "...temos comunhão recíproca uns com os outros...", ou seja, a caridade, o desejo de fazer o bem, de ajudar o próximo sobressai; o individualismo dá lugar ao bem comum. Além disso, os que estão na luz e que tornam Jesus visível passam a serem obedientes, tementes a Deus, e desejam fazer de tudo para não ofendê-lo.
Porém, como alcançar a luz? Como trazer este Jesus escondido à tona? A resposta está em Jo 16, 7-8 onde o Senhor diz: "Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo."; logo, é o Espírito Santo (Paráclito) o único capaz de convencer alguém que necessita abandonar o pecado para ter comunhão com a Luz que é Jesus, pois ao acontecer esse ação do Espírito acontecerá o diz João no texto: "Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado" e a Verdade escondida tornar-se-á visível.
Portanto, clame ao Espírito Santo e que ele o (a) convença que pecados existem, trevas existem e precisam ser retiradas, e que ao acontecer isso a Verdade que é Jesus ilumine sua vida e lhe faça verdadeiramente livre e feliz.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.